Conheça a Seiva, editora única dedicada ao processo criativo
Muito mais do que editar livros, a Seiva cultiva uma comunidade e promove experiências criativas, como a que vai unir Laerte e Rafael Coutinho em novembro
A editora Seiva vai muito além da publicação de livros: oferece cursos e tem newsletter, podcast, cineclube e bate-papos, tudo com o slogan “Coragem para criar”. O objetivo central, que perpassa todas as suas atividades, é fomentar a criatividade. E o mais novo projeto da marca ilustra bem isso: uma oficina inédita em que Laerte e seu filho, Rafael Coutinho, criam um quadrinho do zero, ao vivo — um mergulho raro na imaginação de dois grandes artistas.
As cabeças pensantes e corajosas por trás da Seiva são os paulistanos Adriano Fromer, 48, e Daniel Lameira, 37, ambos com larga experiência no mercado editorial e que decidiram apostar na nova empreitada há pouco menos de um ano. Adriano é sócio-diretor da Aleph, editora especializada em ficção científica, onde também trabalhou Daniel, que é um dos fundadores da editora Antofágica. “Pensamos em criar uma marca que não seja só um selo ou só uma editora, mas sim algo a mais, que propague a ideia de que criar é importante”, esclarece Daniel.
Neste ano, a editora lançou quatro livros, até então inéditos em português: Arte e Medo, de David Bayles e Ted Orland, Anatomia da História, de John Truby, Como Ser Artista, de Jerry Saltz, e Como Criar Histórias, de Ursula K. Le Guin. “Arte e Medo é justamente um convite para você desbloquear a sua capacidade artística. Muitas pessoas ficam retidas: ‘Eu desenho, eu escrevo, mas tenho medo’. Tem quem queira, seja dez pessoas, 1 milhão, mas tem quem queira ver a sua criação”, diz Adriano. Em 2025, a marca vai lançar a sua primeira ficção, Tender Buttons, de Gertrude Stein, com tradução da poeta Stephanie Fernandes.
Hoje, a Seiva reúne quase 3 000 pessoas em sua comunidade no aplicativo de chamadas Discord, e sua newsletter diária, Aurora, com curadoria do repórter Nathan Elias Fernandes, tem mais de 10 000 assinantes. No site, também é possível encontrar conteúdos gratuitos, incluindo onze masterclasses. “A maioria do nosso conteúdo é on-line. Isso parte de uma investigação para entender como ocupar o mundo digital com experiências saudáveis”, explica Daniel, que ministra o curso Vida do Livro, sobre o mercado editorial. Outros já lançados são Engrenagens do Romance, sobre o gênero literário, com Carol Bensimon, e Como Criar Capas, com a designer Giovanna Cianelli.
Vida Fóssil é o novo produto da Seiva, uma série de quatro encontros ao vivo, on-line, em que será possível conferir as etapas de criação de uma HQ de dezesseis páginas, assinada pelos quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho. A experiência acontecerá nos dias 4, 11, 18 e 25 e está com inscrições abertas, mas, já nesta segunda (28), às 19h, acontece uma primeira live gratuita. “É um híbrido de aula e experimentação; desenhar junto, gravar o processo e descobrir enquanto a coisa está acontecendo. Vai ser bem legal”, espera Rafael. É mais um passo na ideia central da Seiva de desnudar a criação e, assim, incentivar as pessoas, artistas de profissão ou não. “O alemão Joseph Beuys tem uma teoria em que acreditamos muito: todas as pessoas são artistas. Nós estamos dividindo com elas essa busca por uma consciência que vai criar outras possibilidades nas suas vidas”, defende Daniel.