Continua após publicidade

Conheça a Seiva, editora única dedicada ao processo criativo

Muito mais do que editar livros, a Seiva cultiva uma comunidade e promove experiências criativas, como a que vai unir Laerte e Rafael Coutinho em novembro

Por Tomás Novaes
Atualizado em 28 out 2024, 13h32 - Publicado em 28 out 2024, 08h00
editora-seiva-investe-em-oficinas-de-criação
Daniel Lameira (óculos e barba) e Adriano Fromer, sócios da Seiva Editora  (Roberto Setton/Veja SP)
Continua após publicidade

A editora Seiva vai muito além da publicação de livros: oferece cursos e tem newsletter, podcast, cineclube e bate-papos, tudo com o slogan “Coragem para criar”. O objetivo central, que perpassa todas as suas atividades, é fomentar a criatividade. E o mais novo projeto da marca ilustra bem isso: uma oficina inédita em que Laerte e seu filho, Rafael Coutinho, criam um quadrinho do zero, ao vivo — um mergulho raro na imaginação de dois grandes artistas.

oficina-criativa-com-Laerte
Cartaz da experiência Vida Fóssil, com Laerte e o filho Rafael Coutinho (Reprodução/Reprodução)

As cabeças pensantes e corajosas por trás da Seiva são os paulistanos Adriano Fromer, 48, e Daniel Lameira, 37, ambos com larga experiência no mercado editorial e que decidiram apostar na nova empreitada há pouco menos de um ano. Adriano é sócio-diretor da Aleph, editora especializada em ficção científica, onde também trabalhou Daniel, que é um dos fundadores da editora Antofágica. “Pensamos em criar uma marca que não seja só um selo ou só uma editora, mas sim algo a mais, que propague a ideia de que criar é importante”, esclarece Daniel.

Neste ano, a editora lançou quatro livros, até então inéditos em português: Arte e Medo, de David Bayles e Ted Orland, Anatomia da História, de John Truby, Como Ser Artista, de Jerry Saltz, e Como Criar Histórias, de Ursula K. Le Guin. “Arte e Medo é justamente um convite para você desbloquear a sua capacidade artística. Muitas pessoas ficam retidas: ‘Eu desenho, eu escrevo, mas tenho medo’. Tem quem queira, seja dez pessoas, 1 milhão, mas tem quem queira ver a sua criação”, diz Adriano. Em 2025, a marca vai lançar a sua primeira ficção, Tender Buttons, de Gertrude Stein, com tradução da poeta Stephanie Fernandes.

Livro-como-criar-histórias
O livro’ Como Criar Histórias’, de Ursula K. Le Guin: lançamento da Seiva (Reprodução/Reprodução)
Continua após a publicidade

Hoje, a Seiva reúne quase 3 000 pessoas em sua comunidade no aplicativo de chamadas Discord, e sua newsletter diária, Aurora, com curadoria do repórter Nathan Elias Fernandes, tem mais de 10 000 assinantes. No site, também é possível encontrar conteúdos gratuitos, incluindo onze masterclasses. “A maioria do nosso conteúdo é on-line. Isso parte de uma investigação para entender como ocupar o mundo digital com experiências saudáveis”, explica Daniel, que ministra o curso Vida do Livro, sobre o mercado editorial. Outros já lançados são Engrenagens do Romance, sobre o gênero literário, com Carol Bensimon, e Como Criar Capas, com a designer Giovanna Cianelli.

Vida Fóssil é o novo produto da Seiva, uma série de quatro encontros ao vivo, on-line, em que será possível conferir as etapas de criação de uma HQ de dezesseis páginas, assinada pelos quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho. A experiência acontecerá nos dias 4, 11, 18 e 25 e está com inscrições abertas, mas, já nesta segunda (28), às 19h, acontece uma primeira live gratuita. “É um híbrido de aula e experimentação; desenhar junto, gravar o processo e descobrir enquanto a coisa está acontecendo. Vai ser bem legal”, espera Rafael. É mais um passo na ideia central da Seiva de desnudar a criação e, assim, incentivar as pessoas, artistas de profissão ou não. “O alemão Joseph Beuys tem uma teoria em que acreditamos muito: todas as pessoas são artistas. Nós estamos dividindo com elas essa busca por uma consciência que vai criar outras possibilidades nas suas vidas”, defende Daniel.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.