Dan Lie ocupa Octógono da Pinacoteca com grande instalação ‘viva’
Obra reúne flores, plantas e matéria em decomposição e se transformará ao longo da mostra
A Pinacoteca inaugura neste sábado (28) uma grande instalação de Dan Lie, no Octógono do edifício Pina Luz. Com curadoria de Thierry Freitas, Dan Lie: Deixar ir apresenta uma das maiores “instalações entidades” de sua carreira, produzida especialmente para o espaço do museu.
Trata-se de uma obra feita com materiais orgânicos. Ao chegar no local, o visitante pode observar estruturas em espiral, preenchidas de matéria vegetal, as “membras”, que são uma espécie de incubadora para a proliferação de microrganismos. Um grande arranjo de crisântemos frescos e urnas de barro cheias de arroz completam a composição do trabalho.
A proposta é criar um diálogo entre espécies visíveis e não visíveis da natureza, como plantas e a matéria em decomposição, com bactérias e organismos.
Há também uma reflexão sobre a passagem do tempo, com a secagem das flores e o surgimento de fungos a partir da fermentação do arroz ao longo da mostra.
Edifício Pina Luz. Praça da Luz, 2, ☎ 3324-1000. ♿ Sex. a qua., 10h/18h. Qui., 10h/20h. R$ 30,00 (grátis aos sábados). Até 16/2/2025. pinacoteca.org.br.