Conheça os autores convidados da Feira do Livro 2024
Camila Sosa Villada, Marcos Bagno e Martinho da Vila são alguns dos confirmados; confira a lista completa
A Feira do Livro, que acontece Praça Charles Miller, acaba de anunciar a primeira leva de autores confirmados. A terceira edição do evento organizado pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções será realizada entre 29 de junho e 7 de julho.
A seleção deste ano mescla autores de ficção e não ficção, além de vozes da gastronomia, medicina, matemática, linguística e história. Escritores brasileiros dividirão o palanque com vozes da Argentina, Estados Unidos e Antígua e Barbuda.
Entre os autores convidados estão Camila Sosa Villada, autora travesti argentina; os linguistas Marcos Bagno e Caetano W. Galindo, este último autor de Latim em Pó: Um passeio pela formação do nosso português (Companhia das Letras, 2023); a premiada autora Jamaica Kincaid; Tatiana Salem Levy, autora de Vista Chinesa (Todavia, 2021); e a psicanalista Vera Iaconelli.
Martinho da Vila, João Moreira Salles e Rita Lobo também estão na primeira leva de convidados. Nas próximas semanas, novos autores serão anunciados.
Confira a lista completa de convidados da Feira do Livro 2024
Bernardo Esteves
O jornalista mineiro escreve sobre ciência e apresenta o podcast A Terra é Redonda (Mesmo) sobre o mesmo tema na revista Piauí. Especializado em jornalismo científico, publicou em 2023 Admirável novo mundo: Uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras, 2023), sobre a disputa em torno da chegada do ‘homo sapiens’ no continente.
Caetano W. Galindo
O escritor, tradutor e professor brasileiro é autor do livro Latim em Pó: Um passeio pela formação do nosso português. É doutor em linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor de história da língua portuguesa na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Camila Fabri
Nascida em Buenos Aires, em 1989, a escritora lançará na feira O dia em que apagaram a luz, pela editora Nós. O lançamento retrata o incêndio na boate Cromañón, que matou 194 pessoas em 2004, do qual Camila é uma das sobreviventes.
Camila Sosa Villada
A autora travesti nasceu na Argentina e publicou o livro O Parque das Irmãs Magníficas (Tusquets, 2021), sobre um grupo de mulheres travestis de Córdoba. A escritora veio ao Brasil em 2022 para Festa Literária de Paraty (Flip).
Carlos Monteiro
Médico e professor titular do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Publica (FSP) da USP, Carlos Monteiro coordenou a elaboração, com Patricia Jaime, do Guia alimentar para a população brasileira. O pesquisador vai à Feira para defender a sobretaxação dos ultraprocessados na reforma tributária.
Claudia Piñeiro
É autora de romances de sucesso, como As viúvas das quintas-feiras (Alfaguara, 2007), que virou série pela Netflix. A escritora, dramaturga e roteirista argentina lança no Brasil o romance policial Catedrais, pela Primavera Editorial.
Dan
Brasiliense, é autor de Vale o que tá escrito (DBA, 2023), que acompanha a trajetória de um miliciano no Distrito Federal.
Henry Louis Gates Jr.
O especialista em culturas africanas e afro-americanas é professor de Harvard e lança no Pacaembu Caixa-preta: escrevendo a raça pela Companhia das Letras. Também é autor de Os negros na América Latina (Companhia das Letras, 2014).
Iara Biderman
A jornalista e editora da Quatro Cinco Um estreia na ficção com o livro de contos Tantra e a arte de cortar cebolas (Editora 34, 2024).
Jabari Asim
O poeta, dramaturgo e professor de escrita norte-americano é autor de Em algum lugar lá fora (Instante, 2024), que aborda amor e amizade do ponto de vista de negros escravizados.
Jamaica Kincaid
Escritora premiada e professora de história africana e afro-americana na Universidade Harvard (EUA), Kincaid nasceu em Antígua e Barbuda. No Brasil, publicou os romances A autobiografia da minha mãe (Alfaguara, 2020) e Annie John (Alfaguara, 2023).
João Moreira Salles
O documentarista é fundador da revista Piauí e autor de Arrabalde: em busca da Amazônia (Companhia das Letras, 2022), livro que mistura relatos e entrevistas coletados durante os seis meses que o escritor passou no Pará.
Luiz Felipe de Alencastro
Historiador e cientista político, Luiz Felipe de Alencastro lançará pela Tinta-da-China Brasil (selo editorial da Associação Quatro Cinco Um) Despotismo tropical: A ditadura e a abertura política nas crônicas de Julia Juruna, coletânea de artigos que retomam os acontecimentos-chave da abertura política e do processo de redemocratização.
Marcelo Viana
O matemático e cronista é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e colunista da Folha de S.Paulo. Na Feira do Livro, lança Histórias da matemática: Da contagem nos dedos à inteligência artificial pela Tinta-da-China Brasil.
Marcos Bagno
Escritor, tradutor e professor de linguística na Universidade de Brasília (UnB), Bagno é conhecido pela sua militância contra o preconceito e a exclusão social por meio da linguagem. Ele é autor de dezenas de livros, entre os quais Dicionário crítico de sociolinguística (2017) e Não é errado falar assim! (2008), ambos pela Parábola Editorial.
Maria Adelaide Amaral
A escritora e dramaturga luso-brasileira lança nova edição, revista pela autora, de Aos meus amigos (Instante). Publicado originalmente em 1991 pela Globo, o romance inspirou a minissérie Queridos amigos, exibida na Rede Globo em 2008, e gira em torno de um grupo de jovens que combatia a ditadura nos anos 70 e se reencontra nos anos 90 após o suicídio de um deles.
Martinho da Vila
Cantor, compositor e escritor brasileiro, lançou em fevereiro o livro de memórias Martinho da vida, pela editora Planeta. Em 2019, ele lançou um livro de crônicas 2018: crônicas de um ano atípico (Kapulana).
Nara Vidal
A autora mineira acaba de lançar Puro (Todavia), romance que se passa nos anos 30, no interior de Minas Gerais.
Natalia Timerman
Escritora e psiquiatra paulistana é autora de Corpo Vazio (Todavia, 2021), obra que acompanha uma vítima de ghosting, e As pequenas chances (Todavia, 2023), sobre o luto pela morte do pai.
Rita Lobo
Cozinheira e escritora, é autora do clássico Panelinha: receitas que funcionam (Editora Senac, 2010).
Rodrigo Hübner Mendes
É empresário e autor de O potencial da mudança: o desafio de navegar pelas incertezas (Objetiva, 2023), autobiografia em que narra suas experiências enquanto tetraplégico.
Rosa Freire d’Aguiar
Tradutora e jornalista, lançou Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas no ano passado pela Companhia das Letras.
Stênio Gardel
O escritor cearense escreveu o livro A palavra que resta (Companhia das Letras, 2021), que foi premiado pelo National Book Awards na categoria de obra traduzida.
Tatiana Salem Levy
Autora de Vista Chinesa, Tatiana Levy lançará Melhor não contar: romance pela editora Todavia, uma autoficção que trata da sua relação com a mãe, os assédios que sofreu do padrasto e as violências que mulheres passam ao longo da vida.
Vera Iaconelli
Psicanalista, escritora e colunista da Folha de S. Paulo, é autora de Manifesto antimaternalista: psicanálise e políticas da reprodução (Zahar, 2023).