Cinema com gastronomia molecular
Cinejantar promove no dia 17 jantar temático com cardápio inspirado no filme Her; ingressos já estão à venda
Ver um filme no cinema e depois sair para jantar em um restaurante é quase trivial. Para um passeio mais original, dá para assistir a um filme durante o jantar. O site Não Só o Gato, em parceria com o restaurante Ordinário, realiza na segunda-feira, dia 17 de novembro, mais uma edição do Cinejantar. O filme Her, de Spike Jonze (assista aqui o trailer), será a inspiração para o evento, que terá um cardápio dedicado à cozinha molecular.
Como há apenas trinta lugares, as entradas costumam esgotar rapidamente. Os ingressos saem por R$ 120,00 e podem ser comprados a partir desta sexta (31), no site do restaurante.
A ideia surgiu quando Fernanda Miranda e Adolfo Martins, criadores do site voltado para experiências curiosas, decidiram começar a organizar eventos. Uma amiga os apresentou ao casal formado pelo chef Gustavo Reis e a sommelière Julia Rezende, donos do restaurante Ordinário. O projeto de unir cinema e gastronomia nasceu depois de uma animada convesa.
+ Confira os vencedores do Comer & Beber 2014
O casal fica no comando da cozinha que conta com sete funcionários só para a ocasião. A comida é uma maneira de fazer uma releitura da sétima arte. “Queremos buscar outras formas de narrativa”, diz Adolfo Martins.
No filme Her, o personagem Theodore (vivido por Joaquin Phoenix) se apaixona por Samantha, que não é uma pessoa, mas um sistema operacional falante (Scarlett Johansson empresta a voz à máquina). Pensando nisso, os pratos serão partes de seu corpo. “A ideia é privilegiar todos os sentidos”, afirma Adolfo, que garante algumas surpresas no próximo jantar.
O conceito será o de cozinha do futuro. Serão exploradas dois aspectos da gastronomia: a comida que substituirá o que comemos hoje e as técnicas avançadas disponíveis hoje para cozinhar. Espumas, ares, congelamento por nitrogênio líquido e algas serão alguns dos elementos que farão parte do cardápio surpresa. O filme é exibido enquanto os convidados degustam o cardápio criado pelo chef.
+ Assista ao trailer do filme Her
A primeira edição baseou-se em Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, e uma parceria com um brechó foi feita para que os convidados pudessem trocar de roupa à meia-noite e entrar cada vez mais no clima. Na segunda exibição, o filme Azul é a Cor Mais Quente, do diretor tunisiano Abdellatif Kechiche, foi escolhido e o restaurante recebeu o Coletivo Além que fez uma exposição com fotos de nus.
+ Roteiro de graça em São Paulo
O próximo Cinejantar acontecerá em dezembro, com o tema Mamma Mia, voltado à gastronomia mediterrânea.