Livro resgata a história do Cine Bijou, o primeiro cinema de arte do país
A obra 'Memórias do Cine Bijou', escrita por Marcio Aquiles, será lançada neste sábado (15), no cinema histórico reaberto em 2022
O livro Memórias do Cine Bijou, de Marcio Aquiles, será lançado neste sábado (15), no cinema histórico localizado na Praça Roosevelt.
Com farta pesquisa documental e entrevistas de artistas, críticos e acadêmicos como Rubens Rewald, Helena Ignez, Marcelo Rubens Paiva, Marília Gabriela, Jefferson Del Rios e Nabil Bonduki, a obra recupera o legado do cinema inaugurado em 1962.
Símbolo da resistência à ditadura nos anos 60 e 70, é considerado o primeiro cinema comercial no Brasil a exibir filmes de arte de diretores como Ingmar Bergman, Jean-Luc Gordard e Truffaut.
Fechado em 1996, o espaço passou por ocupações alternadas, funcionando como cineclube ou teatro, até ser reaberto em janeiro de 2022 pelo grupo de teatro Os Satyros, que reformou o espaço.
O livro é uma publicação do selo Lucias, com edição da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). Aquiles é coordenador de projetos internacionais da SP Escola de Teatro.
Praça Franklin Roosevelt, 214, Consolação,☎ 3258-6345. Sáb. (15), 17h. Grátis. satyros.com.br.