Avatar do usuário logado
Usuário

Companhias que fazem bom teatro infantil

Cia. Truks e Vagalum Tum Tum são alguns dos exemplos

Por Júlia Gouveia
31 jan 2013, 17h45 • Atualizado em 5 dez 2016, 16h21
Shakespeare - Valagum Tum Tum
Shakespeare - Valagum Tum Tum (João Caldas/)
Continua após publicidade
  • Ao lado da Le Plat du Jour, outras companhias vêm renovando a linguagem do teatro infantil da cidade. Nas peças da Cia Truks (www.truks.com.br), os objetos costumam ganhar vida — uma garrafa térmica vira pinguim, um saco plástico pode ser uma água-viva e sachês de açúcar se transformam em peixinhos, entre outros exemplos. “É uma poesia visual feita para crianças”, explica Henrique Sitchin, fundador do grupo, criado em 1990. Outra trupe interessante é a Pia Fraus (www.piafraus.com.br), no circuito desde 1984. “Quando começamos, não tínhamos a intenção de focar o público infantil”, conta Alberto Andreetta, um dos idealizadores.

    Com a boa repercussão da peça Bichos do Brasil, em 2002, porém, a Pia Fraus se especializou nesse tipo de trabalho. Desde então, foram mais de dez temporadas por aqui e exibições em quinze países. As performances com bonecos também foram enriquecidas com outros elementos, como dança, música e números circenses. “Quase não usamos diálogos, pois acredito que a imagem tenha mais força no palco”, explica. A Vagalum Tum Tum (www.ciavagalum.com.br) investe em montagens com histórias de Shakespeare. Detalhe: personagens clássicos ganham feições de palhaço. “Contamos o enredo do ponto de vista das crianças”, afirma Angelo Brandini, à frente da companhia, surgida em 2001. No momento, ela cuida da montagem de uma versão de Macbeth, que deve estrear na cidade até o fim deste ano. 

    + Le Plat du Jour é companhia referência em espetáculos infantis

    + Dicas dos especialistas para os pais que levam os filhos ao teatrinho

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês