Fundador do grupo AfroReggae lança biografia
José Junior conta desde a criação da ONG até a relação com criminosos do tráfico de drogas
O jornalista Luis Erlanger lança nesta terça (15), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a biografia No Fio da Navalha (Editora Record, 280 páginas), do fundador da ONG carioca AfroReggae, José Pereira de Oliveira Junior. A partir das 19h, autor e biografado recebem o público e autografam os exemplares.
+ Conar suspende propaganda do Mercado Livre
Com as mais de 24 horas de entrevistas gravadas para a produção da biografia – que devem ser transformadas posteriormente num documentário -, Erlanger conta a vida de José Junior, 47, e da ONG carioca AfroReggae, que traz jovens de comunidades para as reuniões culturais do grupo, afastando-os do tráfico de drogas. As denúncias de criminosos resultaram em conflitos como os atentados e incêndio ao escritório da ONG, em 2013.
Nas quase 300 páginas do livro, além da história do AfroReggae, é retratada também a vida pessoal de Junior, que fala em detalhes sobre sua infância, sua família e acontecimentos delicados, como diversas tentativas de suicídio e constantes ameaças de morte recebidas. A obra é a segunda escrita por Erlanger, que também é autor da ficção Antes Que eu Morra, lançada em 2014.