Arte floral é tema de workshop em SP
Um dos designers mais conceituados na área, o americano Mikey Putnam vem a São Paulo para dois dias de aulas ao lado da florista Lucia Milan
Muito utilizados na decoração de interiores, os arranjos florais podem ir do óbvio ao surpreendente, do desperdício à sustentabilidade. Tudo depende do designer que se dedica às composições — que deve exercitar a criatividade para diversificar nas plantas e dar destinação correta ao lixo que elas geram. “Estimulo meus alunos a sair do comum e descobrir novas soluções”, diz Mikey Putnam, 38, designer floral nova-iorquino que vem ao Brasil pela primeira vez para um workshop em São Paulo ao lado da florista Lucia Milan, 56. Parte da programação do Latam Floral Experience, evento criado no Chile e que chega ao país, as aulas ocorrem nos dias 8 e 9 de agosto, no ateliê de Lucia e na Galeria Pivô.
Mikey está à frente do Putnam Designs, estúdio criativo especializado em flores com sede em Nova York. Com vasta experiência em criar ambientações para casamentos, festas e decoração em geral, ele é também coautor de livros sobre o tema, como Flower Color Guide (484 págs., 146 reais), Flower Color Theory (484 págs., 137 reais) e o infantil Rainbows in Bloom (46 págs., 168 reais), todos pela editora Phaidon Press. “Ele é considerado um dos dez melhores do mundo. Seus arranjos têm harmonia nas cores e parecem pintura”, elogia Lucia, no ramo há trinta anos, cujo trabalho foi publicado no livro Floral Contemporary — The Renaissance of Flower Design, de Olivier Dupon, ao lado de designers interna cionais. Ela é também autora de Tropical Nouveau, publicado em 2024, por meio da Lei Rouanet, e profissional requisitada quando o assunto é arranjos coloridos de flores brasileiras.
Início
A atividade começou como um hobby para Putnam, quando ele ainda trabalhava como designer de interiores. “As flores sempre foram a minha paixão”, afirma. E o que era uma fuga criativa rapidamente se transformou em uma sólida carreira. “Mergulhei de cabeça. Há algo em trabalhar com flores que me toca mais profundamente. É uma coisa emocional”, define o designer, que costuma buscar inspiração em viagens que faz pelo mundo. “Experimentar novas culturas, ver as cores, a arquitetura, o modo de vida das pessoas — tudo isso desperta ideias”, explica.
No workshop em São Paulo, o profissional vai ter a chance de trabalhar com espécies brasileiras. “Ele vai mostrar sua interpretação do Brasil”, antecipa Lucia, uma grande defensora das referências nacionais em suas criações. “Estou sempre estimulando que meus clientes mudem a cabeça e olhem para a riqueza que temos aqui, e não para as tendências que vêm de fora”, afirma a florista. “O conceito de luxo mudou”, ressalta, falando sobre a valorização da cultura local e das práticas sustentáveis. “A decoração de uma grande festa que eu faça, por exemplo, não vira lixo depois: vai para a compostagem”, explica a florista, acostumada a decorar tanto recepções grandiosas quanto intimistas. “Nas aulas em São Paulo, quero estimular a criatividade e a originalidade”, diz Putnam, que também vai tratar de harmonia de cores, sua especialidade. “A ideia é repensar seu uso, mas também incentivar que cada um busque a sua própria voz no design”, completa.
Latam Floral Experience
Parte de um projeto mais amplo, o latam floral Experience, o workshop que será ministrado pela florista paulistana Lucia Milan e o designer nova-iorquino Mikey Putnam será dividido em duas partes. a primeira aula, dia 8 de agosto, ocorrerá no Estúdio Lucia Milan e será dedicada à decoração de cerimônias e eventos em geral. Entre os tópicos abordados estão técnicas sustentáveis, curadoria e estudo de cores. A segunda (9 de agosto), com o tema “experiência artística”, será na galeria Pivô, das 17h às 22h. Nessa aula, os alunos aprenderão sobre linguagem floral e interpretação do espaço a ser decorado. E poderão ver lucia e Mikey em ação. Os participantes também vão criar os próprios arranjos, que posteriormente serão transformados em uma instalação. O dia termina com uma apresentação de música e mostra de grafite. “Faremos um workshop colaborativo. Vamos unir técnica, criatividade e uma abordagem contemporânea do design floral”, explica Lucia.
Tanta experiência tem seu preço (este bem salgado): 1 670 dólares. Criado na capital chilena, Santiago, no ano passado, o latam floral Experience investe em cursos sobre o tema em toda a américa latina.
Ateliê Lucia Milan. Rua Adalívia de Toledo, 655, Morumbi, 99826-4046. Sex. (8/8), 9h/17h. Galeria Pivô. Avenida Ipiranga, 200, loja 54 (Edifício Copan), República, ☎ 3255-8703. Sáb. (9/8), 17h /22h. R$ 9 320,00. @latamfloralexperience.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Natal no Parque Ibirapuera tem árvore de 57 metros e Casa do Papai Noel
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos





