Ana Vitória Mussi reinventa a fotografia em mostra na galeria Lume

Em uma das obras, datada de 1972, ela altera a imagem de um pugilista

A catarinense Ana Vitória Mussi, de 75 anos, não se prende à verossimilhança da fotografia; ela altera e reinventa seus objetos e personagens. Em Lethe, Mnemosyne (Esquecimento, Memória, em tradução literal), quarenta trabalhos de sua autoria são exibidos. A mostra, na galeria Lume, entra em cartaz no dia 5 de abril. O lançamento acontece na noite anterior, das 19h às 22h, e é aberta ao público.

A exposição, com curadoria do espanhol Adolfo Montejo Navas, não tem tom retrospectivo e traz, em sua maioria, obras mais recentes. No primeiro núcleo, há fotografias que não precisam de uma maior aproximação. O segundo, que fica em uma sala, reúne itens como negativos. “A escala muda. É como se fosse o útero da imagem”, afirma Navas.

Uma das obras exibidas na exposição é O Boxeador (1972), parte da série Barreiras. Nela, é possível entender melhor a produção de Mussi. Depois de tirar a foto, a artista intervém. Os contornos do pugilista ficam menos nítidos e o espectador precisa olhar com atenção. “Ela iluminou somente as partes que queria. Você tem que adivinhar o que é”,  explica o curador.

Lethe, Mnemosyne segue aberta à visitação até 12 de maio. O horário de funcionamento da galeria Lume é segunda a sexta, 10h às 19h; e sábado, 11h às 15h. A entrada é gratuita.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s