Livro de Araquém Alcântara narra o cotidiano de crianças da Amazônia
'Amazônia das Crianças' busca conscientizar a nova geração sobre a crise climática
Franciele, de 10 anos, mora na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, e ajuda o pai a retirar látex das seringueiras. Ao se pendurar em cipós e se equilibrar em troncos, a menina se imagina competindo nas Olimpíadas. Enquanto isso, Samuel, de Manaus, viu sua casa erguida sobre palafitas ser levada pela corrente em um dia de chuva.
As histórias, sonhos e percepções de Franciele, Samuel e outras treze crianças amazônicas são narradas em primeira pessoa em Amazônia das Crianças, livro infantil de Araquém Alcântara, que mistura fotografia, desenho e texto para ilustrar as diferentes vivências na maior floresta tropical do mundo.
Lançado em novembro de 2023, a obra é gratuita e reúne crianças de seis estados no país – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima – e de diversas origens: indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras. “Quis formar um mapa representativo das crianças da Amazônia”, relata Alcântara.
Na obra, as personagens narram suas lendas favoritas, sonhos e lembranças de eventos marcantes, como participar das preparações de uma festa ou um ritual e ir à primeira grande caçada.
“A fotografia contemporânea está sendo cada vez mais reconhecida como uma documentação importante”, explica Alcântara. Com mais de 50 anos de carreira e 61 livros publicados, o fotógrafo tem uma trajetória de denúncia às barbáries do Brasil, como a poluição em Cubatão, as usinas atômicas e a miséria na Baixada Santista. Em Amazônia das Crianças não foi diferente.
“Sem floresta não há futuro. Precisamos defender a Amazônia e o primeiro passo é conscientizar as crianças”, ele conta. Com o livro, seu objetivo foi aproximar o público infantil da natureza e da Amazônia.
Além das fotografias de Alcântara, a obra traz textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações do artista Angelo Abu e é acompanhada de um material didático intitulado Guia de navegação, direcionado aos professores e pais.
O documento de apoio tem o objetivo de ampliar o conceito de sustentabilidade e discutir modelos de sociedades do futuro, a partir de textos do professor Zysman Neiman, com edição final do jornalista Décio Galina.
Confira algumas fotos tiradas por Araquém Alcântara: