Mostra no Itaú Cultural traz história da arte de rua com grafites in loco
'Além das Ruas: Histórias do Graffiti' terá obras de expoentes do Brasil e de fora, algumas delas pintadas nas próprias paredes do espaço
Os grafites, vistos com frequência colorindo as paredes, os becos e as empenas de prédios da capital, são tema da exposição Além das Ruas: Histórias do Graffiti, que ocupa o Itaú Cultural a partir deste sábado (6). A mostra reúne 77 trabalhos, entre grafites e outros tipos de intervenção urbana, de 52 artistas de diferentes gerações e países, além de shows de hip-hop e oficinas.
O percurso, dividido em três andares, começa com uma retrospectiva da cena, desde as pinturas rupestres até a consolidação da street art em Nova York e, em seguida, na capital paulista. Descendo ao 1º subsolo, o público encontra trabalhos de diversas categorias da arte de rua, como murais e esculturas e, no 2º subsolo, obras inseridas no contexto do hip-hop, movimento que incorporou o grafite como uma de suas expressões.
+Masp abre mostra crítica sobre obra do pintor francês Paul Gauguin
O último andar é onde T-Kid, artista nova-iorquino considerado um dos pioneiros da street art, expõe um grafite feito especialmente para a mostra. Em vez de colorir com tinta spray os metrôs da metrópole americana, como fazia nas décadas de 70 e 80, ele pinta sobre um veículo cenográfico, na obra intitulada The BreakDance Car (2023).
Outros artistas nacionais e internacionais, como o espanhol Saturno e o mexicano Farid Rueda, e os brasileiros Katia Suzue e Cranio, também apresentam obras feitas diretamente nas paredes e distribuídas pelos andares do prédio. “Nossas obras ficam nas ruas, são trabalhos efêmeros, que são apagados. Isso faz parte do nosso dia a dia. Se não fizéssemos dessa maneira, não alcançaríamos a autenticidade que buscamos”, explica Binho Ribeiro, grafiteiro e curador da exposição, que também assina uma obra feita in loco. O acervo ainda conta com reproduções de murais do Kobra e da dupla OSGEMEOS.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de maio de 2023, edição nº 2840