6 truques para esquentar a casa no inverno sem aquecedor
Designer de interiores dá dicas de adaptações que podem deixar os ambientes mais aconchegantes. E o melhor: sem reformas
Com a chegada do inverno, é preciso pensar em como deixar os ambientes de sua casa mais aquecidos e aconchegantes. A designer de interiores Marília Veiga dá dicas de como adequar os espaços sem precisar se aventurar em grandes reformas:
1- Paredes
Se as paredes de sua casa são todas brancas, cor que não promove a sensação de aconchego, invista em outros tons. Variações de camurça, bege e concreto tornam o clima dos ambientes mais íntimo. Outra boa opção é instalar papéis de parede.
2- Tapetes
Para aquecer grandes ambientes, abuse dos tapetes. Quartos, sala de televisão e living se mostram cômodos propícios para o uso do acessório. “Invista em tons neutros ou peças com algum grafismo, se suas paredes forem lisas”, orienta Marília. Na hora da compra, leve em consideração a decoração do ambiente para combinar com o produto.
3- Cortinas
Se você já utiliza cortinas nas janelas mas elas são do tipo persianas, principalmente as rolôs, troque-as pelas de tecido. “O uso do pano promove uma sensação de bem estar. Além disso, o tecido segurará por mais tempo o calor de dentro da casa e impedirá a entrada de vento frio externo”, afirma.
4- Mantas e xales
Na sala de estar, inclua mantas e xales fabricados com tecidos quentes, como lã e tricô. Os sofás ainda podem receber almofadas com textura, criando um aspecto visual mais aconchegante. Para a sala de televisão, aposte em mantas do tipo cobre-leito.
5- Iluminação
Troque as lâmpadas brancas por amarelas. Aposte também na iluminação indireta usando abajures, luminárias e arandelas.
6- Lareira ecológica
O uso de lareira com fluidos, conhecida como lareira ecológica, é uma alternativa para aquecer os ambientes. O tamanho da lareira deve ser de acordo com o tamanho do cômodo.
Em tempo: no inverno, é comum que janelas e portas fiquem fechadas por mais tempo. Por isso, fique atento com a proliferação de ácaros nos ambientes. Para evitar espalhar ainda gripes e resfriados, mantenha a casa ventilada. Lembre-se também de deixar arejados os armários, para que as roupas não fiquem com cheiros ruins.