Shoppings atraem consumidores com programas de lazer e cultura
Atrações como aula de culinária, cinema ao ar livre e exposição ganham espaço em empreendimentos da capital, a exemplo do Cidade Jardim, JK Iguatemi e VillaLobos
Não estranhe se esbarrar com uma noiva, vestida de branco e com tudo a que tem direito, em pleno Shopping Cidade Jardim. A partir de 2016, o espaço de eventos do luxuoso centro de compras passará a sediar também casamentos.
+ Aumenta o número de restaurantes nos principais shoppings
+ Dois pedestres morrem por dia em São Paulo
Inaugurada oficialmente em agosto, a Casa Bossa ocupa uma área de 1 000 metros quadrados no 3º piso, onde antes ficava a loja de helicópteros e iates Tools & Toys. “Já recebemos mais de trinta cotações para o ano que vem”, conta Fabio Coelho, um dos responsáveis pelo negócio e sócio do Grupo Vegas (Cine Joia, Riviera Bar e Mirante 9 de Julho, entre outros).
+ Catarina Fashion Outlet terá Forever 21 e Jorge Alex
Para trocar alianças com vista panorâmica da cidade, possível através de janelões que somam 36 metros quadrados, é preciso desembolsar de 30 000 a 50 000 reais pelo aluguel, a depender da data desejada. Em sistema de soft opening, o bufê já realizou uma média de vinte eventos corporativos, a exemplo da festa de lançamento da novela Verdades Secretas, que foi ao ar pela Rede Globo, para 500 convidados.
Quando há programas abertos ao público na Casa Bossa, o movimento do shopping costuma aumentar. Durante a Feira PARTE, de arte contemporânea, em junho, houve um crescimento de 25% no número de visitantes. “Além de oferecermos mais alternativas de entretenimento aos frequentadores fiéis, nós conseguimos atrair clientes novos”, diz Ana Fava Auriemo de Magalhães, diretora comercial da JHSF Shoppings, empresa responsável pelo Cidade Jardim.
+ Apartamentos de luxo têm vaga até para Ferrari
+ Moradora de Pinheiros transforma sua casa em museu
Os corredores do empreendimento também se convertem em palco de atividades. Em abril, a Promenade Chandon reuniu mais de 10 000 pessoas interessadas em atrações de arte e moda. Ao longo de quatro horas, foram servidas gratuitamente cerca de 12 000 taças de espumante.
O grupo BRMalls, que administra oito shoppings na capital e arredores, encontrou uma forma colorida de intensificar o fluxo de público. Desde maio, uma piscina de bolinhas gigante diverte crianças (e adultos também!). O Mar de Bolinhas concentra em torno de 250 000 unidades de redondas de plástico, escorregadores e um tobogã de 7 metros de altura.
Embora a empresa não divulgue números, é possível ter uma ideia do sucesso da atração a julgar pelas longas filas que se formam às sextas-feiras à noite e nos fins de semana (os ingressos custam 15 reais para quinze minutos, e o espaço comporta sessenta pessoas ao mesmo tempo). “Vamos promover cada vez mais ações de convivência”, promete Rafael Saito, gerente regional de marketing da BRMalls. A diversão das bolinhas fica montada nos shoppings Mooca Plaza e Jardim Sul até o dia 2 de novembro e deverá voltar em janeiro, ainda sem data definida.
+ Coisa de criança? Tenho 33 anos e fui sozinha ao Mar de Bolinhas
O VillaLobos, do mesmo grupo, realiza até o dia 1º de novembro a mostra Villa Cultural, com exposições, filmes, oficinas e palestras sobre mobilidade urbana. Esse tipo de programação com foco em sustentabilidade já faz parte do calendário do empreendimento. Há pouco mais de um ano sua administração organiza uma feira de produtos orgânicos aos domingos, no estacionamento externo. Legumes, hortaliças e verduras frescas distribuem-se por treze barracas.
Iniciativa semelhante ocorre pela primeira vez no JK Iguatemi. Neste sábado (24), entra em cartaz o Green Market, com a participação de marcas cobiçadas no universo natureba como Fazenda da Toca, Monama e S Simplesmente. Haverá ainda oficinas de plantio e workshops com Lisandro Lauretti, chef do Jamie’s Italian. A feira volta a acontecer nos dias 31 de outubro e 7 e 14 de novembro.
O JK Iguatemi investe em eventos de lazer e cultura desde a inauguração, em 2012. Em sua terceira edição, o Cine Vista ocupou a cobertura do shopping para 24 sessões de cinema a céu aberto, há cerca de um mês. Os ingressos custavam 60 reais. Para a garotada de 2 a 4 anos, o espaço desenvolveu o Drive-in Kids, que recriava o clima dos antigos autocines das décadas de 60 e 70 com carrinhos de papelão.
+ A expansão do circuito de feiras orgânicas em São Paulo
O Iguatemi também incrementou a programação nos últimos anos. Lançado em maio, o Foodspot, espécie de feirinha gastronômica, ganhou uma segunda temporada no início de outubro. Cerca de 12 000 pessoas — público quase duas vezes maior que o do evento de estreia — passaram por lá em busca de quitutes como o sanduíche de cupim na manteiga de garrafa servido pelo chef e jurado do MasterChef Henrique Fogaça.
“Estamos deixando de ser um centro de compras para nos tornarmos um grande lugar de entretenimento”, acredita Ana Auriemo.
DE OLHO NA AGENDA
Alguns dos destaques do calendário nas próximas semanas
■ Green Market
Primeira edição da feira de produtos orgânicos. Entrada gratuita
Onde: JK Iguatemi Quando: 24 e 31 de outubro e 7 e 14 de novembro, das 10h às 17h
■ Villa Cultural
Mostra gratuita com exposições, filmes, oficinas e palestras sobre mobilidade urbana
Onde: VillaLobos Quando: 25 de outubro a 1º de novembro
■ Food Hall Sessions
Aula de culinária com a cozinheira e blogueira Roberta Julião Catão, do site Da Feira ao Baile
Onde: Cidade Jardim Quando: 11 de novembro
■ Parada de Natal
Personagens natalinos desfilam pelos corredores. A brincadeira termina com a chegada do bom velhinho
Onde: Iguatemi Quando: segunda semana de novembro