Avatar do usuário logado
Usuário

Netshoes confirma vazamento de dados e chantagem de hackers

Empresa comunicou o caso ao órgão que regula os mercados nos Estados Unidos na segunda (26), após acordo com o Ministério Público

Por Thaís Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 27 fev 2018, 17h27
netshoes-loja
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

A Netshoes informou ao governo americano o recente vazamento de dados de 2 milhões de clientes da plataforma no Brasil. A brecha fez com que informações pessoais como nome, CPF, e-mail, data de nascimento e histórico de compras fossem reveladas a hackers.

O objetivo do aviso enviado nesta segunda (26) ao Security and Exchange Comission (SEC) – órgão que regula os mercados nos Estados Unidos – é garantir transparência da companhia em relação ao caso. “Hackers tentaram extorquir a Netshoes por este incidente cibernético, e comunicamos voluntariamente esse fato às autoridades no Brasil”, diz o texto.

O documento informa ainda que, após recomendação do MP-DF em janeiro, a empresa concordou em avisar por telefone ou carta os clientes afetados. O processo deve ser concluído em abril.

A Netshoes ressalta que não houve qualquer ataque de terceiros ao site. De acordo com a empresa, uma auditoria contratada em dezembro verificou que “não há qualquer indício de invasão à sua estrutura tecnológica”. Os dados podem ter sido repassados, por exemplo, por um funcionário ou um parceiro da empresa. As causas ainda estão sob investigação.

Leia o posicionamento na íntegra:

Continua após a publicidade

“Em decorrência das notícias publicadas na data de hoje (terça-feira, 27 de fevereiro de 2018) – como réplicas de nota originalmente publicada por grande agência internacional -, a Netshoes esclarece que não há nenhum fato novo relacionado ao episódio de divulgação de dados de consumidores da companhia. O comunicado enviado à SEC (Securities and Exchange Commission), que desencadeou a publicação de notícias na presente data, segue um protocolo que visa garantir a total transparência da companhia em relação ao ocorrido.

Com origem em dezembro de 2017, o caso da divulgação de dados da empresa, inclusive, teve desfecho parcial em reunião com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – realizada no último dia 22 de fevereiro. Na ocasião, foi acordado que a empresa fará a comunicação pessoal, por meio de contato telefônico, a todos os clientes que tiveram seus dados disponibilizados por terceiros na internet. A Netshoes reforça ainda que, após minuciosa apuração interna – que contou com apoio de empresa especializada em segurança digital e comunicação à Polícia Federal desde o início do caso – chegou-se à conclusão, em linha com comunicados anteriores da companhia, de que não há qualquer indício de invasão à sua estrutura tecnológica.”

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês