Monte-se para a folia com peças de brechó
Lojas de roupas de segunda mão são ótimos lugares para montar looks de Carnaval originais e mais sustentáveis — para fazer bonito do bloco aos bailes de salão

O comércio popular da cidade está, há semanas, exibindo opções de fantasias e todo tipo de acessórios para quem gosta de aproveitar o Carnaval a caráter. Mas, como é comum acontecer também, boa parte dessas peças tem pouca qualidade e costuma virar lixo, muitas vezes, antes de chegar a Quarta-Feira de Cinzas. Uma opção para driblar esse desperdício é transformar peças do cotidiano em fantasias — de maneira que, quando a festa acabar, elas possam voltar para o guarda-roupa e seguir úteis por mais tempo.

Para compor a produção, os brechós são uma ótima opção para garimpar peças especiais, já que esse tipo de comércio de moda de segunda mão está cheio de itens surpreendentes para montar um figurino temático com estilo original. Daí, basta complementar o visual com máscaras, tiaras, flores e outros acessórios carnavalescos.

A Vejinha esteve em três deles — Luz da Villa, Maison Tombée e Etiqueta 12 — para encontrar roupas e adereços capazes de compor figurinos para todo tipo de folia, dos blocos de rua aos bailes de salão. Os preços variam bastante. No caso da Maison Tombée, na Vila Mariana, por exemplo, é possível garimpar bons achados a partir de 30 reais.

Focado em roupas, sapatos e acessórios de grifes famosas, o lugar também dispõe de peças mais elaboradas e luxuosas, que podem chegar aos 2 000 reais — mas fazem bonito em qualquer festa badalada. Com peças contemporâneas e ideais para o dia a dia, o Etiqueta 12, em Pinheiros, é um prato cheio para quem for curtir os blocos de rua. Ali, dá para montar um look com body, short, colar e bolsinha por valores começando em 150 reais.

Já no Luz da Villa, também na Vila Mariana, é fácil encontrar produções caprichadas por menos de 300 reais. Basta ter paciência e liberar a criatividade. A especialista em cultura de moda, Natália Peric, 45, dá dicas para montar uma produção interessante. “Dê atenção aos acessórios, pois são eles que vão incrementar o visual”, diz. Lenços, brincos, colares, cintos, tiaras e chapéus, entre outros, ajudam a arrematar o visual. E por que não subverter suas funções convencionais? “Colares podem ser usados como cintos (e vice-versa), sutiã do biquíni vira top e lenços fazem as vezes de saias”, completa Natália.
A regra é não ter regra, e os exageros estão liberados, seja nas cores ou no brilho. “Brechós são ótimos para exercitar o estilo e fugir da padronização do comércio popular”, opina a expert. Para quem aprecia peças vintage, então, eles são o paraíso, pois guardam itens originais de outras décadas.

De acordo com Ana Helena Rosa, 30, stylist e especialista em curadoria de moda, os looks de Carnaval são um momento excelente para exercitar a imaginação. “E, por sua natureza, os brechós possibilitam a descoberta de coisas únicas, que ninguém vai ter igual”, diz. Para criar um visual carnavalesco, vale apostar em sobreposições, nos tecidos com brilho e caprichar nos maxiacessórios de cabeça, que remetem às fantasias das escolas de samba. Outra dica é adaptar roupas que já se tem no guarda-roupa e buscar complementos que valorizem a produção. “Se vestir é criar uma narrativa”, diz Ana Helena. E, neste caso, ela será expressa ao som dos tamborins.









Onde se montar
EtiquEta 12: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 81, Pinheiros, tel. 99413-7027
Luz da Villa: Rua Áurea, 422, Vila Mariana, tel. 99846-7393
Maison Tombée: Rua Áurea, 334, Vila Mariana, tel. 5575-3619




