As melhores lojas da Liberdade
Confira um roteiro com treze lojas e mercadinhos para acertar em cheio nas compras pelo bairro
Um passeio pela Liberdade não é o equivalente a uma visita ao Japão, à Coreia ou à China, como muita gente exagera, mas é certamente um tour por uma cidade paralela, muito diferente da que os paulistanos estão acostumados. Como em toda viagem, a vontade do “turista” é de sair provando e comprando de tudo, dos mimos delicados da papelaria japonesa às iguarias típicas do Oriente. Tem ainda as perfumarias da região, que agradam às mulheres vaidosas pela variedade de itens e os bons preços.
+ Dez lojas na Liberdade que te farão viajar ao outro lado do mundo
Para não sair no prejuízo ou se arrepender das muitas quinquilharias ao final do dia, é importante avaliar loja por loja. Depois de muito bater perna pelo bairro, selecionamos 23 endereços onde há achados imperdíveis. Uma dica: a área é bem servida de estações de metrô, com a Liberdade próxima a todas as lojas e as estações Sé e São Joaquim a apenas alguns metros dali; portanto, deixe o carro em casa.
– CALÇADOS
Maroten Calçados: localizada no primeiro quarteirão da rua dos Estudantes, a loja exibe uma vitrine tímida e quem não está atento pode passar batido. A cada troca de estação, a marca costuma oferecer promoções vantajosas aos clientes. Com a chegada do outono, peças da coleçao primavera/verão exibem 50% de desconto nas etiquetas. Apesar de não haver uma grande variedade de calçados, é possível comprar sapatilhas por cerca de 40 reais e botas por menos de 100 reais.
MERCEARIAS
Casa Bueno: integra a fileira de mercados localizados na rua Galvão Bueno. Os bons preços e a grande variedade de produtos é o que atrai a clientela em busca de mantimentos asiáticos. Um pacote de pó de café sai por 12,80 reais, enquanto os clássicos salgadinhos torrados de arroz Tokaki custam 11,30 reais.
Empório Azuki: antigamente nomeada de Azuki-ya Casa e Conveniência, agora mudou o título para o seu nome fantasia – ou seja, como era conhecida pelo público. Chama a atenção não apenas pelos produtos orientais, mas pelos importados em geral. Tem também farinhas e grãos orgânicos e artigos de decoração e para a cozinha. A seleção de pimentas, inclusive mexicanas, é de encher os olhos.
Kanazawa: possui uma boa seleção de produtos importados, como noodles, biscoitos e jellys, além de muitos doces. O pacote com as frutinhas goji berry, mania entre os atletas, sai por 19 reais.
+ Guia para agilizar suas compras de Páscoa na 25 de Março
Mercearia Banri: junto ao restaurante de mesmo nome, reúne seleção de frutas e legumes, congelados e produtos importados como suco de uva-verde, picolés Melona e salgadinhos de soja. A prateleira de bebidas tem boas opções de saquês.
O Segredo dos Doces: como o próprio nome já denuncia, a bonbonnière é especializada em guloseimas, tanto nacionais como importadas. Nas prateleiras, estão dipostos queridinhos açucarados como chocolates Lindt, balinhas Nerds e chicletes Orbit. Entretanto, também há itens salgados, como o tempero para arroz furikake em uma fofíssima embalagem da Hello Kitty.
– LIVRARIA
Livraria Sol: quer jeito melhor de imergir na cultura oriental do que lendo livros e revistas importados da terra do sol nascente? Além de periódicos japoneses, os clientes também encontram livros de culinária, romances e mangás (tanto em português como em japonês). Entretanto, o preço costuma ser um pouco salgado. Um exemplar da revista Non-no, por exemplo, sai por 42,24 reais.
– PRESENTES E DECORAÇÃO
Azussa Presentes e Pedras Preciosas: vende artigos trabalhados em pedras preciosas, como míni-estatuetas para decoração e até joias. Parada obrigatória para estrangeiros ou brasileiros que viajam e gostam de levar lembranças típicas do país.
Casa Fuji: no meio da bagunça típica das lojas da região, é possível encontrar alguns achados de decoração. Fique de olho nas prateleiras de baixo, que escondem peças com bons preços e podem passar despercebidas.
Fancy Goods: como uma tradicional papelaria japonesa, vende fofurices que vão desde borrachinhas coloridas em formato de frutas à capinhas para celular e tablet com orelhas. Dá para encontrar canecas, itens de papelaria criativos, espelhos e até um porta-higiênico, que custa 41,90 reais.
Hime-Ya: uma das maiores lojas de decoração e presentes da região, é ampla e organizada, com grande variedade de produtos para casa, como eletrônicos, panelas de arroz e até porcelanas pintadas a mão. O conjunto para chá em porcelana esmaltada sai por 250 reais. Há também itens curiosos, como o abridor de cartas em formato de adaga, comercializado por 35 reais.
Loja Gigi: vende de tudo um pouco, de artigos de papelaria à decoração, passando por itens de maquiagem. A boneca japonesa custa 65 reais.
Loja Oscar: o negócio também segue a moda dos concorrentes e atrai a clientela por seus adornos orientais e artigos variados. O destaque são as varas de pescar orientais, que chegam a ter uma variação de preço superior a 600%. A mais barata sai por 198 reais e a mais cara, 1 509 reais. Outros itens que fazem sucesso são as pequenas estatuetas decorativas e os penduricalhos de interior.
Lucky Cat: como toda loja no ramo das fofurinhas, os preços podem pesar um pouco no bolso. Entretanto, vale a pena visitar para conferir os itens estilizados ou para quem busca um presente original. Nesse endereço, estão dipostos itens criativos para o dia-a-dia, como post-its personalizados, artigos de decoração, a exemplo dos vários tipos de canecas e porta-retratos, e produtos de papelaria, de canetas e pastas para guardar papel.
Meg Presentes: dividida por um muro, muitos têm a impressão de que os dois números da loja não pertencem à mesma marca. Entretanto, é só ver a semelhança dos artigos dispostos sem muito cuidado para notar que o negócio de cada espaço é o mesmo. O local é focado em vendas de objetos variados no estilo “de tudo um pouco”. De brinquedos a leques japoneses e objetos de decoração, é uma boa opção para comprar presentes e encontrar itens que podem fazer toda a diferença no dia a dia.
Omiyague: ótimo endereço para arrematar itens de casa e cozinha, o estabelecimento é arquitetado em corredores estreitos e abarrotado com uma grande quantidade de produtos à venda. Entretanto, o espaço reduzido não espanta a clientela, que se espreme entre as prateleiras para agarrar os artigos a bons preços. É um bom lugar para procurar peças básicas como panelas e pratos. Também dá para encontrar peças criativas, como um porta-cereal da coleção da Coca-Cola, que sai por 45,80 reais.
Pomona Shop: aqui dá para encontrar de tudo um pouco. Em uma das pontas, os destaques são as enormes espadas de samurai e os biombos de papel. Bem salgados no preço, os produtos são mais indicados a colecionadores. Do mesmo lado, são dispostos utensílios de cozinha orientais e chinelos de madeira. Na outra parte, o foco são as luminárias de balões e os barcos de sushi, comuns em restaurantes de rodízio japonês.
Tenman-ya: considere uma espécie de Camicado japonesa, com amplo espaço dedicado aos utensílios dométicos e itens de decoração. Destacam-se as bonecas de gueixas e a grande variedade de facas japonesas, além das louças em porcelana.
Yihpim-ya Presentes: ampla, essa loja de presentes reúne desde bonecos tradicionais japoneses até utensílios para a casa como canecas e pratinhos para sushi.
+ Dicas imperdíveis para comprar roupas e acessórios bacanas no Brás
– PERFUMARIAS
Audrey: chama a atenção pela variedade de acessórios para maquiagem, como pincéis, pinças, algodões e cílios postiços. Tem também uma seção destinada somente aos espelhos de aumento e organizadores de maquiagem em acrílico, de valores variados. O kit esponjas para maquiagens e acabamento custa 42,90 reais. Já os batons da Vult saem por 11,90 reais cada um.
Ikesaki: são duas lojas no bairro que vendem produtos de beleza nacionais e importados a preços mais baixos e divididos por segmento: unhas, cabelo, depilação, corpo e profissionais. As unhas postiças ImPress saem por 26,25 reais e o kit de cílios postiços individuais, 15,65 reais.
– SPAS
Ofurô Zenigamë: vende as tradicionais banheiras de madeira orientais em variedade de modelos e uma série de adicionais, como aquecimento e deque, entre outras coisas. Entrega em todo o Estado, com custo zero para capital e ABC paulista.
Yamaguchi Zen: tem todos os tipos de aparelhos para massagem, desde os portáteis às cadeiras mais elaboradas. Preços sob consulta.
+ 25 motivos para amar a Liberdade