Arte na praia
Mais de 250 galerias dos cinco continentes vendem 2000 artistas contemporâneos na 11ª edição da Art Basel, em Miami
De 6 a 9 de dezembro, Miami incorpora o melhor da arte do mundo ao clima praia com cocktails. Por quatro dias, a cidade vira ponto de encontro de colecionadores, galeristas e artistas que fazem negócios na Art Basel.
Na décima primeira edição, a feira de arte contemporânea se firma como uma das mais importantes do comércio de obras novas — no ano passado, foi recorde o número de galerias paulistanas no evento. A leva de turistas-compradores provoca uma onda de entretenimentos paralelos — vernissages, festas, jantares e, sim, exibições paralelas programadas até pelas grifes de moda e acessórios.
Entre as atrações da temporada, a Hermès arma uma loja efêmera no Designer Distric, o bairro que começou atraindo galerias e lojas de decoração e agora começa a fisgar as grandes marcas de luxo, disputando território com o Bal Harbour, shopping obrigatório para os objetos de muitos dígitos. No endereço temporário, a grife francesa exibe os lenços estampados com 20 polaroids clicadas pelo artista japonês Hiroshi Sugimoto (fotos na galeria acima). A edição, batizada de Couleurs de l’Ombre, é limitada a 140 peças, que medem 140 centímetros X 140 centímetros (7000 euros cada um).
+ Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico da Hermès, diz por que os lenços de Hiroshi Sugimoto são fora de série
Art Basel. Miami Beach Convention Center. De 6 a 8 de dezembro, das 12h às 20h; domingo, dia 9, das 12h às 18h.
Hermès. 175 N.E. 40th St. in the Design District.