Inmetro cria nova certificação para aparelhos de ar condicionado a partir de 2023
A LG renovou os modelos de uso residencial, capazes de obter economia de até 70% de energia, e obteve antecipadamente o selo A com a nova classificação
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) criou uma nova certificação para aparelhos de ar condicionado de uso residencial. O novo Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS) tem o objetivo de tornar a classificação de eficiência energética mais precisa e rigorosa. Na nova métrica, somente modelos com a tecnologia inverter são classificados com o selo A. A partir de 1º de janeiro de 2023, todas as marcas do mercado deverão fabricar ou importar apenas produtos com a etiqueta dessa nova classificação.
Nesta segunda-feira (26), a LG Electronics, marca líder em vendas de ar-condicionado no Brasil, recebeu antecipadamente o selo A, reconhecimento como especialista em economia de energia e máxima eficiência energética. Toda a linha de ar-condicionado residencial da LG foi renovada para atender a essa nova regulamentação antes mesmo do prazo estabelecido pelo Inmetro.
De acordo com a empresa, com o compressor Dual Inverter, os modelos de ar-condicionado são capazes de obter uma economia de até 70% de energia e uma refrigeração até 40% mais rápida. Esses números são chancelados pela TUV Rheinlqnd, uma certificadora internacional.
Para que o consumidor possa consultar e comparar com facilidade a eficiência energética (menos gasto de energia elétrica com mais eficácia) dos itens, as novas etiquetas terão um QRCode para acessar diretamente a base de produtos registrados no Inmetro, com informações a respeito de cada um deles.