Conheça a casa especializada em poutine, tradicional prato canadense
Localizada na Vila Mariana, a Canucks Poutinerie serve o prato composto de batata frita, molho, queijo e muuuitos complementos
Que atire a primeira batatinha quem nunca foi a uma lanchonete e se rendeu aos prazeres calóricos de uma porção de fritas beeem generosa. Pois na Canucks Poutinerie, na Vila Mariana, a pedida é a protagonista do cardápio.
+ Bons endereços para comer faláfel dourado e crocante
E não é qualquer batata frita, não. O endereço se dedica à poutine (lê-se “putine”), receita de origem canadense que consiste em fritas incrementadas de queijos, molhos e até carnes, como frango, bacon, linguiça ou pernil suíno.
A casa tem jeitão de boteco, com mesinhas de madeira espalhadas pela calçada, e foi aberta há quatro anos por Luana Desie e Carey Evans, canadense e ex-participante da terceira temporada do reality show culinário Cozinha Sob Pressão, do SBT.
Cortadas em palitos médios, a batata é frita em gordura vegetal para ficar sequinha. Tradicionalmente, o molho gravy que vai por cima tem como base caldo de carne. Na casa, é trocado por uma versão vegetariana com manteiga, molho de tomate, vinho e temperos — e, sim, fica bom. O queijo é preparado pela dupla de cozinheiras e se assemelha ao de coalho.
Há quinze versões de poutine no cardápio, desde combinações simples, com queijo, bacon e cebolinha, a mais diferentonas com ingredientes como cogumelo shimeji, kimchi (conserva de acelga fermentada na pimenta) e homus.
Visitamos o endereço e provamos a chamada poutine original, com pernil suíno desfiado (R$ 38,00). A porção ganha pontos porque os palitos não ficam molengas, mesmo com a quantidade de molho e de carne bem temperada e úmida por cima. E o queijo veio quentinho e derretido, apesar de tímido no paladar. No final, a combinação de ingredientes dá certo se mostra muito saborosa.
+ Cinco batatas fritas imperdíveis na cidade
Dica esperta: antes de visitar o endereço, é preciso arrumar companhia para experimentar a poutine, já que é quase impossível devorar sozinho uma porção. Além do tamanho-família, mesmo as versões mais básicas ultrapassam 700 calorias.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
16 restaurantes que fecharam nos últimos meses em São Paulo
Prunes au Pichet: uma sobremesa simples com vinho e ameixas
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento





