Avatar do usuário logado
Usuário

A moda dos hambúrgueres compactos que custam no máximo 15 reais

Saiba onde encontrar em São Paulo três lanchonetes inspiradas nas pioneiras redes de fast-food dos Estados Unidos

Por Gabrielli Menezes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 Maio 2019, 06h00 | Atualizado em 20 jan 2022, 09h47
Cheeseburger – Patties
Disco de carne ultrafino: especialidade da Patties (Clayton Vieira/Veja SP)
Continua após publicidade
A moda dos hambúrgueres compactos que custam no máximo 15 reais Priorizar nos meus resultados Google

Antes da inauguração, em 1º de abril, o treinamento dos cinco funcionários da Patties, no Brooklin, teve uma atividade fora do comum: a exibição do filme Fome de Poder. O longa-metragem conta a história de como a lanchonete tocada pelos irmãos Dick e Mac McDonald, no sul da Califórnia, se transformou no fast-food mais conhecido do mundo. Para Henrique Azeredo, sócio da hamburgueria recém-aberta ao lado da dupla Jean Ponce e Greigor Caisley, donos também do Guarita e do Guarita Burger, pouco importa o turning point do negócio americano. Pelo contrário, a grande inspiração — e a razão do “cinema” em equipe — é o início do McDonald’s e de outras marcas, como White Manna e White Castle. “A industrialização dos fast-food fez o termo ganhar o sinônimo de veneno. Queremos recuperar a sua essência”, acredita Azeredo. Assim como a Patties, outros endereços pela cidade estão oferecendo hambúrgueres compactos, que podem ser comidos aos montes, feitos com insumos frescos a preços razoáveis.

Jean, Greg e Henrique (so¦ücios)_03.jpg
Sócios da Patties: Azeredo, Ponce e Caisley (Clayton Vieira/Veja SP)

Especialista na pedida, o consultor de bares e restaurantes Marcos Lee acredita que a tendência do setor é a simplificação. “Os clientes cansaram de muita regra, como a escolha do ponto da carne, e os donos dos estabelecimentos entenderam que isso facilita a operação”, diz. O cardápio reduzido é outra característica dos negócios. No Brooklin, são somente três opções de hambúrguer, que custam entre 13 e 15 reais. Além do molho de queijos, preparado no local todas as manhãs, os sanduíches ganham, no máximo, salada, picles ou molho. O pão, fornecido pela Aryzta, é o mesmo que chega às lojas do McDonald’s. Entregue diariamente, o blend de costela e fraldinha tem molde inédito na cidade. Apelidado de ultrasmash, é ainda mais fino do que o smash, versão apresentada aos paulistanos por meio da Bullguer, em 2015. Em vez do disco de 100 gramas de carne, a novidade tem meros 40 gramas e entra sempre em dose dupla nos sanduíches. “A técnica de pressioná-lo na chapa é igual para os dois modelos, mas, quanto mais fino, mais crocante”, explica o australiano Caisley. Para o chef, a Patties desperta nas pessoas a memória afetiva. Ajudam a intensificar o clima nostálgico a máquina de refrigerantes em roupagem antiga e o uniforme da brigada, que se assemelha àqueles da rede americana quando tinha apenas um endereço. O espaço minúsculo — são apenas duas banquetas — faz com que o público leve o pedido para casa ou coma pelos arredores, na praça e na calçada.

Sliders
Fachada da Sliders: mais de um sanduba por pessoa (Clayton Vieira/Veja SP)

O mesmo acontece na Sliders, nos Jardins, onde os sandubas de 100 gramas, no total, seguem o passo a passo da White Castle, dona do hambúrguer mais influente do mundo segundo a revista Time, em 2014. “São somente quatro ingredientes: pão, carne, queijo e cebola. Ainda assim, demoramos dois anos para chegar à combinação perfeita”, conta o sócio Bruno Jacob. A cebola entra na chapa e serve como um colchão para o pequeno disco de carne, cozido no vapor do vegetal. Uma placa marca o número recorde consumido por pessoa. O campeão atual botou para dentro 46 mini-hambúrgueres. A média, mais comedida, é de três unidades. Cada opção custa entre 8 e 10 reais.

Continua após a publicidade
Burger X – Cheese Bacon e Batata
O hambúrguer da casa virtual Burger X: cheese bacon e fritas (Thiago Augusto Prado/Divulgação)

A Burger X, casa virtual que funciona somente via aplicativo de entrega, também tem o preço como chamariz. Independentemente de qual dos quatro hambúrgueres o cliente escolha, o valor é sempre igual: 10 reais. “Não adianta cobrar barato e ser uma porcaria. Tem de ter qualidade”, entende Jorge Boratto. A resposta do público tem sido positiva. Juntas, as três casas expedem cerca de 1 800 sanduíches por dia. Fernando Vilela, diretor da área de crescimento na Rappi Brasil, diz que a venda de pedidas menores e mais em conta é um dos caminhos que levaram a nova proposta a prosperar. “Preços baixos convidam as pessoas a deixar de cozinhar em casa”, arrisca.

Moda dos hamburgueres
(Veja SP/Veja SP)
Continua após a publicidade

Burger X. Só entrega via Rappi.
Patties. Rua Flórida, 1420, Brooklin Paulista. Não tem telefone.
Sliders. Rua Haddock Lobo, 891, Cerqueira César Tel.: 11 3061-2524.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 15 de maio de 2019, edição nº 2634.

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês