Continua após publicidade

O cafezinho tem até um mundial, comemorado nesta terça (14)

No Brasil, o consumo da bebida, em especial coada, perde apenas para a água

Por Gabriela Del'Moro
Atualizado em 20 jan 2022, 10h01 - Publicado em 14 abr 2020, 17h30

Coado, expresso, gelado… É difícil escolher apenas uma forma para apreciar o café. Nesta terça (14), é a data para se valorizar a bebida tão versátil e também comemorar o dia mundial do café.

Com primeiras aparições na África durante a Antiguidade, o grão foi levado atrás de atravessar fronteiras em direção ao Oriente no século XV. Nessa época, as propriedades do líquido já estavam na boca do povo. Mas, foi apenas no fim do século XIX que cativou pessoas nos quatro cantos mundo.

Nesse longo caminho de conquista do gosto popular, o Brasil sempre foi uma peça chave. O país acompanhou o boom da commodity e tornou-se o maior produtor e exportador de café do planeta.

No ano passado, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Café (OIC), foram consumidos mais de 10 bilhões de quilos de café ao redor do planeta. Desse total, o Brasil representa 28% da produção.

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais.

E o futuro é próspero, a tendência demonstrada ano a ano é que o consumo do insumo continue crescendo. Inclusive, com maior interesse pelos cafés especiais.

Devido à Covid-19, porém, o balanço antes esperado para 2020 está sujeito a mudanças, principalmente considerando que a colheita do fruto costuma ocorrer em abril.

Em adaptação à pandemia, algumas cafeterias, que estão sem funcionar temporariamente na capital paulista, passaram a entregar os grãos em casa. Confira uma relação clicando aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.