5 drinks com whisky para refrescar – e celebrar!
Muito além do on the rocks: coquetéis surpreendentes e fáceis de preparar para ampliar o seu repertório de combinações com Johnnie Walker Black Label

Depois de quase dois anos de festejos online, a animação está no ar para a retomada, ainda que tímida e com bastante bom senso, da temporada de celebrações – seja em petit comités, em casa ou ao ar livre.
Se a ideia é surpreender com drinks inusitados e uma harmonização de primeira, que tal investir em coquetéis à base de whisky? A escolha do destilado como carro chefe já é, em si, inusitada. Principalmente quando o objetivo é refrescar os dias quentes dos últimos meses do ano.
Por mais que seja força do hábito relacionar a bebida aos brindes que ajudam a esquentar o corpo nas terras frias da Escócia – país onde o whisky foi criado –, caprichando no gelo e nos ingredientes certos, o sabor intenso com leve toque picante de Johnnie Walker Black Label cai como uma luva no nosso calor tropical.
Para impressionar ainda mais os convidados, é importante atentar-se, também, ao cardápio. No geral, o destilado combina muito bem com carnes vermelhas, como costela e picanha. Já a tradicional tábua de queijos é uma escolha certeira para as entradinhas. Chocolate meio amargo e frutas secas finalizam a degustação com chave de ouro!
A seguir, confira cinco drinks muito refrescantes, preparados com o tradicional Johnnie Walker Black Label:
Black Sour
- 50 ml de Johnnie Walker Black Label
- Salpicada de Bitter de Angostura
- 25 ml de suco de limão
- 20 ml de xarope de açúcar
- 1 clara de ovo
- Gelo
Encha uma coqueteleira com gelo. Adicione Johnnie Walker Black Label e uma salpicada de Bitter de Angostura. Complete com o suco de limão, o xarope de açúcar e a clara de ovo. Agite até esfriar. Em seguida, sirva em um copo alto.
Graduação alcoólica: 15,8% por drink.
Black Julep
- 50 ml de Johnnie Walker Black Label
- 20 ml de xarope de açúcar
- 10 folhas de hortelã
- Gelo
Em um copo alto, macere algumas folhas de hortelã. Acrescente o xarope de açúcar, o gelo triturado e a dose de Johnnie Walker Black Label. Decore com o ramo de hortelã.
Graduação alcoólica: 15,8% por drink.
Johnnie Highball
- 40 ml de Johnnie Walker Black Label
- 40 ml de água de coco
- 50 ml de água tônica
Utilize um copo longo e preencha com gelo. Coloque o Johnnie Walker Black Label, a água de coco e a água tônica. Guarneça o copo com uma fatia de laranja e um zest de laranja (uma camada fina da casca da fruta). Dobre-o próximo do drink para soltar o aroma da fruta. Depois, torça e coloque dentro da bebida para finalizar.
Graduação alcoólica: 12,8% por drink.
Black & Soda
- 50 ml de Johnnie Walker Black Label
- Água gaseificada (o suficiente para completar o copo)
- 1 rodela de limão
- Gelo
Coloque o gelo em um copo alto. Adicione Johnnie Walker Black Label e complete com água gaseificada. Decore com uma rodela de limão.
Graduação alcoólica: 15,8% por drink.
Johnnie Walker Black Label e cola
- 50 ml de Johnnie Walker Black Label
- Refrigerante de cola (o suficiente para completar o copo)
- 1 rodela de laranja
- Gelo
Encha um copo com gelo e adicione Johnnie Walker Black Label. Depois, complete o copo até o topo com o refrigerante de cola. Decore com uma rodela de laranja.
Graduação alcoólica: 15,8% por drink.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.
Um brinde à gastronomia!
Neste momento de retomada, a Diageo – maior fabricante de destilados do mundo – celebra e reforça todo o seu apoio à gastronomia paulistana como patrocinadora do VEJA Comer & Beber 2021. O evento, que acontece no dia 21 de outubro e terá transmissão online, premiará os destaques de 33 categorias – entre elas, o de “Melhor Bartender do Ano”.