Viajar e Curtir Por Blog Tudo o que é preciso saber antes de embarcar para a viagem dos sonhos
Continua após publicidade

Anac confirma cobrança de bagagem em aviões a partir de 2017

  A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou no início desta semana a aprovação da cobrança de bagagens para passagens compradas a partir de 14 de março do ano que vem. A medida já vinha sendo estudada pelo órgão havia algum tempo, tanto é que adiantamos essa informação em outro post do blog. +“Parque” temático gastronômico […]

Por Laís Franklin
Atualizado em 25 fev 2017, 20h38 - Publicado em 14 dez 2016, 19h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Excesso de bagagem: pesadelo (crédito pixhook/iStock)

    (crédito: Pixhook/iStock)

    Publicidade

     

    Publicidade

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou no início desta semana a aprovação da cobrança de bagagens para passagens compradas a partir de 14 de março do ano que vem. A medida já vinha sendo estudada pelo órgão havia algum tempo, tanto é que adiantamos essa informação em outro post do blog.

    +“Parque” temático gastronômico da rede Eataly na Itália terá fonte de Nutella e lago de azeite

    Publicidade

    Passagens compradas até um dia antes dessa data não entram no esquema, independentemente da data da viagem. O valor da tarifa fica a cargo de cada companhia aérea e, de acordo com o superintendente de acompanhamento de serviços aéreos da Anac, Ricardo Catanant, a ideia é fazer com que cada empresa fique livre para adotar a regra que achar mais competitiva, inclusive a de não cobrar nada.

    Continua após a publicidade

    +SP e Rio estão entre as dez cidades do mundo mais populares no Instagram em 2016

    Publicidade

    Até então, era permitido o transporte gratuito de uma mala com até 23 quilos para voos domésticos e duas malas com até 32 quilos para voos internacionais.

    Com a nova regra, entretanto, o tamanho da bagagem de mão gratuita aumentou dos 5 quilos atuais para 10 quilos por passageiro. Segundo a Anac, a medida trará benefícios como redução no prazo de reembolso da passagem, além de flexibilizar as ofertas de bilhetes e atrair empresas do modelo “low cost”, ou seja, com passagens de baixo custo.

    Publicidade

    +Primeiro hotel “seis estrelas” do Brasil começa a aceitar reservas

    Segundo a agência, atualmente todo passageiro já paga pelo custo da bagagem que transporta e que não há nada gratuito nas viagens aéreas. Em 2015, 41 milhões de passageiros que viajaram sem bagagem despachada pagaram por ela mesmo sem transportá-la. Para evitar prejuízo, é de praxe que a companhia aérea cobre 23 quilos sobre todos os passageiros. O peso influencia nos custos das aeronaves, já que impacta em consumo de combustível (o insumo mais caro do setor aéreo).

    Publicidade

    A decisão foi publicada no Facebook da Anac e já é alvo de críticas tanto por usuários da rede quanto por organizações de defesa do consumidor.

    Por Laís Franklin com informações do Estadão conteúdo

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.