Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

Cinco mortes anunciadas no Twitter (e que não eram boato)

Por Anna Carolina Oliveira É verdade que, vira e mexe, o Twitter manda alguém para a cova antes da hora , como foi o caso do humorista Amin Khader, cujo falecimento foi divulgado (e desmentido)  ontem. Mas, entre um boato e outro, o microblog tem seus acertos e dá em primeira mão o fim de […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h11 - Publicado em 29 jun 2011, 15h36

TTs: a notícia da morte do astro chegou a congestionar o Twitter (Foto: João Raposa)

Por Anna Carolina Oliveira

É verdade que, vira e mexe, o Twitter manda alguém para a cova antes da hora , como foi o caso do humorista Amin Khader, cujo falecimento foi divulgado (e desmentido)  ontem. Mas, entre um boato e outro, o microblog tem seus acertos e dá em primeira mão o fim de alguma personalidade, como você pode conferir na lista abaixo.

+ Cinco pessoas que “morreram” no Twitter (mas estavam vivas)

1. Michael Jackson
No dia 25 de junho de 2009, o Twitter teve o maior pico de atividade desde as eleições norte-americanas em 2008. Foram registrados 5.000 tweets por minuto e a sobrecarga provocou lentidão no serviço. Tudo porque não paravam de pipocar mensagens sobre a morte de Michael Jackson. Mesmo antes de confirmado oficialmente, o último respiro do astro já era comentado no microblog. O auê foi tanto que, até às 20h30 no horário de Brasília, nove dos dez trending topics eram sobre o rei do pop. Depois da morte de Michael Jackson, ficou mais fácil inventar que celebridades haviam passado desta para melhor — as pessoas se tornaram mais crédulas, ainda que apenas temporariamente.

(Foto: Dida Sampaio)

Continua após a publicidade

2. Romeu Tuma
Rápidos no gatilho, os tuiteiros de plantão já espalharam a notícia da morte de Romeu Tuma minutos depois dos primeiros rumores sobre o senador. No mesmo dia 26 de outubro de 2010, colegas do político lamentaram o ocorrido por meio do microblog. Vale lembrar, no entanto, que antes do adeus de Tuma ser anunciado corretamente no Twitter, o senador foi vítima da rede social em setembro. É que, no dia 24, um site noticioso publicou erroneamente que Tuma havia morrido. A informação foi divulgada por meio de um tweet e replicada por outros perfis de veículos de comunicação — e desmentida logo depois.

(Foto: Ana Araújo)

3. José Alencar
No dia 29 de março, um dos tópicos que ocuparam o ranking dos assuntos mais discutidos foi a morte do ex-vice-presidente da república. O tema, aliás, chegou ao topo da lista mundial de trending topics apenas 20 minutos após a notícia. Assim como o caso de Tuma, a divulgação do falecimento de Alencar foi seguida de uma gafe no microblog. O perfil da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo apareceu com o seguinte tweet “PQ foi o José Alencar e não o #Sarney?”. Nem precisa dizer que o comentário gerou aquele bafafá e que, logo depois, foi apagado, sendo substituído por um pedido de desculpas: “Mensagem postada indevidamente no nosso perfil não reflete a posição oficial da Secretaria. Lamentamos o ocorrido.”

+ Dez gafes de perfis famosos nas redes sociais

(Foto: Mario Rodrigues)

Continua após a publicidade

4. Cibele Dorsa
Uma hora antes de cortar a tela de proteção da varanda de seu apartamento, a atriz Cibele Dorsa se despediu do mundo pelo Twitter. A mensagem continha erros de digitação e era trágica: “Lmento, eu não consegui suportae a morte nos meus braços mas, lurei… até onde eu pude”. O suicídio aconteceu na madrugada do dia 26 de março deste ano, pouco mais de dois meses depois de o namorado da artista, Gilberto Scarpa, pular da mesma varanda — aliás, outra morte anunciada no Twitter, pela própria Cibele. A atriz ainda divulgou no seu microblog um vídeo com fotos ao lado de Scarpa.

+ Cibele Dorsa: uma morte anunciada (no Twitter)

+ Veja vídeo colocado no Youtube um dia antes da morte de Cibele

(Foto: Divulgação)

5. Osama Bin Laden
Muitos brasileiros foram informados de que o terrorista mais procurado do mundo havia sido exterminado via Twitter. Só aí ligaram suas televisões em canais de notícia como CNN e afins. Descobriu-se posteriormente que um tuiteiro do Paquistão havia postado a sequência de acontecimentos que culminaram na morte de Osama Bin Laden. Sem fazer a menor ideia que era disso que se tratava, naturalmente. Na noite de 2 de maio, o técnico em informática Sohaib Athar publicou o primeiro tweet: “Helicóptero voando sobre Abbottabad à 1 da manhã (acontecimento raro).” Em seguida, comentou que tinha acontecido uma grande explosão a ponto de sacudir as janelas de sua casa. Cerca de sete horas depois, o presidente Barack Obama anunciou a morte de Bin Laden e, então, Athar se deu conta do feito: “Uh oh, agora sou o cara que transmitiu ao vivo o ataque contra Osama, sem saber disso.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.