Vinicius Cantuaria cria trilha especial para a Veja São Paulo
O cantor e multi-instrumentista amazonense, radicado em Nova York, compôs e gravou tema em seu estúdio no Rio de Janeiro
O artista gaúcho Carlos Vergara foi o convidado da última edição da coluna Mural SP, e a trilha sonora do vídeo que mostra a produção da obra foi composta e gravada por Vinicius Cantuaria, 73, em seu estúdio no Rio de Janeiro.
O cantor e multi-instrumentista amazonense se diz fã de Vergara, e ressalta a força e profundidade das obras do pintor. “Tentei fazer fragmentos. São sons que parecem moléculas, com, ao mesmo tempo, uma gota de chuva e o sol, a esperança. Hoje em dia meu trabalho é muito mais de atmosfera do que propriamente de canção — o meu objetivo maior é criar atmosferas sonoras sobre as imagens. Seja um filme, um quadro ou um pequeno vídeo, como esse”, conta o compositor.
“Meu trabalho sempre foi repleto de diferentes caminhos, porque ao mesmo tempo que faço uma música com o Chico Buarque, faço outra que o Fábio Júnior grava e é um sucesso, e com Evandro Mesquita, Leone, Caetano, Gil. Quando vim morar em Nova York, comecei a trabalhar a minha música como uma tela branca, e receber pessoas para jogar cores nela. Foi assim que colaborei com o Ryuichi Sakamoto, Bill Frisell, Laurie Anderson, Sean Lennon, David Byrne, Arto Lindsay, e comecei a musicar imagens”, completa.