Vanessa da Mata lança novo disco com participações de João Gomes e L7nnon
Confira a entrevista da cantora e compositora mato-grossense à Vejinha sobre o tropical 'Vem Doce'
Vanessa da Mata, 47, lançou nesta quarta-feira (8) seu oitavo disco de estúdio da carreira, o tropical Vem Doce (2023).
+ L7nnon fala sobre sonhos de parceria: “De Don L a Lauryn Hill, quem sabe?”
Reggae, samba, afrobeat, pop e MPB se misturam no trabalho solar, produzido e arranjado pela compositora. “Essa fartura de ritmos vem desde o meu primeiro disco. Eu nasci no Rio Araguaia, no Mato Grosso, e a gente ouvia dos meus tios caminhoneiros tudo que é música, do Norte ao Sul”, conta a artista.
O álbum ainda tem participação de dois nomes estourados da nova música brasileira: o pernambucano João Gomes e o rapper carioca L7nnon. “O João Gomes já cantava uma música minha. Uma vez ele me mandou um direct dizendo: ‘Me desculpa se eu estraguei sua música’ (risos). Ele é aquilo mesmo, aquela fofura. Mandei meu telefone e começamos a conversar”, diz Vanessa, que participou do DVD Acredite (2022) do cantor.
“O L7 também participou do DVD, e me mandou uma mensagem pelo direct dizendo que, se quisesse fazer alguma coisa na música, ele estava lá. Eu chamei ele e foi maravilhoso no estúdio”, diz a cantora.
Na lista de compositores das faixas, aparecem também Marcelo Camelo, Ana Carolina, Papatinho, Dom Lucas e Ilan Adar. A faixa com João Gomes, Comentário a Respeito de John, é um cover de Belchior (1946-2017). “Eu vi pouquíssimas versões dessa música. E o João conhecia tudo. Quando chegamos para cantar, ele sabia todas. Até Aboio Apaixonado, do Gonzaga, da época da minha vó, ele sabia inteira”, conta.
Mesmo com o disco lançado, ainda falta um último single, previsto para as próximas semanas. “Tem mais uma música, que vou lançar depois, que explica todo o trabalho. Essa fartura dos ritmos, das participações, e as crônicas todas, essa ligação com a literatura latino-americana. Eu conto crônicas, a vida inteira foi assim”, explica.
Em 2022, o disco de estreia da artista, Vanessa da Mata (2002), completou vinte anos. Para celebrar o aniversário, ele será relançado em vinil ainda este ano, e estará presente no repertório dos novos shows.
A turnê já tem data marcada em São Paulo: 26 de maio, no Espaço Unimed. Os ingressos estão disponíveis. 12 anos. Espaço Unimed. Rua Tagipuru, 795, Barra Funda, ☎ 3868-5860. ♿ Sex. (26/5), 22h. R$ 140,00 a R$ 320,00. espaçounimed.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.