Guri completa trinta anos com ampliação e reestruturação para 2026
O projeto de educação musical terá mais polos de ensino, vagas gratuitas e grupos musicais no próximo ano, além de maior presença nas escolas estaduais
O projeto de educação musical Guri completa trinta anos neste mês, e ganhará uma ampliação em 2026.
O programa, criado e mantido pelo Governo no Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerido pela Santa Marcelina Cultura, passará a ter 634 polos de ensino — um crescimento de 20% comparado a este ano — e 120 000 vagas gratuitas — um aumento de 74% em quatro anos.
Ampliação do Guri
A rede ampliada de polos começa a ser organizada em quatro modalidades: Harmonia, com todos os cursos de instrumentos; Polifonia, com cursos específicos a partir de demandas de cada território; Acordes, complemento para municípios próximos de onde há os demais polos; e Melodia, em regiões de maior vulnerabilidade social e cultural.
Outra novidade é a criação de três novos Grupos Musicais, chegando ao número de 32 conjuntos do Guri em 2026.
Projeto que estreou neste ano, a presença do Guri nas escolas estaduais também será ampliada, chegando a atender o total de 200 unidades. O programa também segue atuando em 60 unidades da Fundação CASA.
Três décadas
Criado em 1995 com o nome de Projeto Guri, a iniciativa de educação musical já formou mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em São Paulo.
O projeto foi inspirado na iniciativa El Sistema, modelo didático musical criado na Venezuela pelo maestro José Antonio Abreu para difundir educação musical gratuita para crianças e jovens. Em 2023, o programa passou por uma reestruturação e passou a ser chamado somente de Guri.
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Baião de Dois, o cãozinho levado de petshop dos Jardins, é resgatado em Campos do Jordão
Como estão Suzane Richthofen e os Cravinhos quase 20 anos após crime





