Os vencedores do Oscar 2015
Birdman e O Grande Hotel Budapeste empataram no número de prêmios na entrega do Oscar 2015. Ambos os filmes receberam quatro troféus. Birdman, porém, ganhou nas categorias mais nobres: melhor filme, direção, roteiro original e fotografia. Foi o reconhecimento para o melhor e mais criativo longa-metragem da temporada, o único a receber cinco estrelas em VEJA SÃO […]
Birdman e O Grande Hotel Budapeste empataram no número de prêmios na entrega do Oscar 2015. Ambos os filmes receberam quatro troféus. Birdman, porém, ganhou nas categorias mais nobres: melhor filme, direção, roteiro original e fotografia. Foi o reconhecimento para o melhor e mais criativo longa-metragem da temporada, o único a receber cinco estrelas em VEJA SÃO PAULO.
+ Os melhores e os piores looks do tapete vermelho
A cerimônia foi marcada por muitos momentos previsíveis (como a consagração dos favoritos Julianne Moore, Patricia Arquette e J.K. Simmons), mas se destacou por detalhes emocionantes. Entre eles, a apresentação de Lady Gaga, que cantou The Sound of Music, a canção de A Noviça Rebelde, que está completando 50 anos – a aparição de Julie Andrew no palco também foi destaque.
Gostei do discurso de Patricia Arquette (melhor atriz coadjuvante por Boyhood), que pediu salários iguais aos dos homens para as mulheres. Surpresas? Talvez Operação Big Hero levar o Oscar de melhor animação tirando o favoritismo de Como Treinar seu Dragão 2 e as três estatuetas de Whiplash (ator coadjuvante, montagem e mixagem de som). O perdedor da noite foi mesmo Boyhood. Até então apontado como grande rival de Birdman, ficou apenas com o solitário Oscar de atriz coadjuvante.
Como você pode notar pela lista abaixo, quase todos os vencedores estão em cartaz na cidade. Apenas Para Sempre Alice, que premiou Julianne Moore como melhor atriz, estreia dia 12 de março.
Confira os vencedores do Oscar 2015:
Melhor Filme
Birdman
Melhor Diretor
Alejandro Gonzalez Inarritu, Birdman
Melhor Ator
Eddie Redmayne, A Teoria de Tudo
Melhor Atriz
Julianne Moore, Para Sempre Alice
Melhor Ator Coadjuvante
J.K Simmons, Whiplash
Melhor Atriz Coadjuvante
Patricia Arquette, Boyhood
Melhor Roteiro Original
Birdman
Melhor Roteiro Adaptado
O Jogo da Imitação
Melhor Animação
Operação Big Hero
Melhor Trilha Sonora
O Grande Hotel Budapeste
Melhor Filme Estrangeiro
Ida (Polônia)
Melhor Documentário
CitizenFour
Melhor Figurino
O Grande Hotel Budapeste
Melhor Montagem
Whiplash
Maquiagem e cabelo
O Grande Hotel Budapeste
Melhor Fotografia
Birdman
Desenho de produção
O Grande Hotel Budapeste
Melhor Canção
“Glory”, by John Stephens e Lonnie Lynn (Selma)
Edição de Som
Sniper Americano
Mixagem de Som
Whiplash
Efeitos Visuais
Interstelar
Curta Metragem de Animação
O Banquete
Documentário Curta-Metragem
Crisis Hotline
Curta Metragem
The Phone Call