Os melhores (e piores) filmes de 2015
Quem me conhece, seja pessoalmente ou virtualmente por aqui, sabe que não gosto de fazer lista de “melhores”. Sempre sinto que, ao escolher meus preferidos, tenha deixado algo importante de fora. Ter um número limitado na lista também é um fator delicado. Na minha lista dos dez melhores filmes de 2015, é claro, deixei de […]
Quem me conhece, seja pessoalmente ou virtualmente por aqui, sabe que não gosto de fazer lista de “melhores”. Sempre sinto que, ao escolher meus preferidos, tenha deixado algo importante de fora. Ter um número limitado na lista também é um fator delicado.
Na minha lista dos dez melhores filmes de 2015, é claro, deixei de escanteio alguns que me marcaram e, certamente, marcou, você, leitor. Talvez o principal título que não esteja na lista (e que eu gosto muito) é Mad Max – Estrada da Fúria. Aliás, Mad Max e outros quatro longas-metragem de ação merecem uma “menção honrosa” por terem feito um belo papel nas franquias. São eles: Velozes & Furiosos 7, Missão: Impossível – Nação Secreta, Jurassic World e 007 contra Spectre.
Se você reparar bem, minha lista está eclética. Tem filmes da França, Bulgária, Suécia, Chile… e até do Brasil – sim, nosso representante no Oscar, que, infelizmente, já foi eliminado da corrida ao prêmio. Mas acredito que esta lista é minha cara. Não desprezo o blockbuster americano (representado pelo fenômeno Star Wars) e aposto em filmes menores para um público específico. Eclético, eu diria. Espero que você goste e palpite. Qual foi para você o melhor filme deste ano?
Tivemos também “coisas” ruins, a começar pela maior decepção do ano, na minha opinião: Magic Mike XXL. Do cinema americano, também me desagradaram muuuito Busca Implacável 3 (aliás, é a cinessérie mais dispensável da história) e O Imperador (com Nicolas Cage em seu momento “eu sou canastrão e preciso de grana”).
Também entram na lista dos detestáveis Dólares de Areia, Neruda e Bem Perto de Buenos Aires. E o cinema brasileiro? Tivemos filmes atraentes, como Casa Grande, Cássia Eller, Entre Abelhas e Ausência. Mas, olha, muitas bobagens também foram lançadas, a exemplo de Branco Sai, Preto Fica, Anna K, Metanoia, Diva a 2 e, o pior dos piores, O Amuleto.
Você pode ver os melhores clicando no vídeo abaixo ou no nome dos filmes, que tem um link direto para o meu comentário no site de VEJA SÃO PAULO. Valeu! Até 2016!
https://videos.abril.com.br/script/vejasp/id/5cedf6065e5174366e62ad7c0869b029?w=590&h=332
1 – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
2 – O Julgamento de Viviane Amsalem
4 – Força Maior
5 – Uma Nova Amiga
6 – Star Wars – O Despertar da Força
7 – A Lição
8 – O Clube
10 – Whiplash – Em Busca da Perfeição
+ Brasil está (de novo) fora do Oscar
+ Dicas de presentes de Natal para quem gosta de cinema
+ Wagner Moura está indicado ao Globo de Ouro. Veja a lista completa