Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Na Netflix: documentário mostra perseguição aos gays na Rússia

O filme está disponível na Netflix até dia 1 de jullho

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2018, 14h47

Vale o aviso: o documentário To Russia With Love só fica na Netflix até dia 1 de julho. Eu sempre tive vontade de conhecer a Rússia, sobretudo a cidade de São Petersburgo por causa do fabuloso filme Arca Russa (2002), de Aleksandr Sokurov, que é todo ambientado no museu Hermitage. Não tenho mais vontade. Putin, que fica na presidência até 2024, endureceu a lei contra os gays e a perseguição aos homossexuais ficou implacável. Tanto é que estão pedindo aos turistas gays na Copa do Mundo que não demonstrem afeto em público. É o fim da picada, para dizer o mínimo.

Feita minha crítica ao país que sedia o Mundial, vamos ao documentário que é o tema deste post. To Russia With Love, de 2014, faz um apanhado (antes e depois) dos acontecimentos que envolveram os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sóchi. Por meio de homossexuais, sobretudo atletas que participaram das Olimpíadas, o filme mostra a repressão russa aos gays e o que os estrangeiros fizeram (ou não fizeram) para manifestar seu apoio à comunidade GLBT de lá.

Antes de chegar a Sochi, muitos deles diziam que apoiariam a causa. Mas, diante da realidade num país estrangeiro, a história teve outro rumo. Um dos casos mais curiosos é o do patinador artístico Johnny Weir que, com suas roupas espalhafatosas, achava que isso já seria um sinal de protesto. Veja no filme qual foi a repercussão de sua “manifestação”.

Entre depoimentos dos atletas, há, sim, os ativistas russos que protestavam nas ruas e recebiam a retalhação policial em troca. E há também a triste história de um jovem de 17 anos que morava em Sochi, sofria bullying dos colegas e até da professora. Seu destino, contudo, teve um final feliz. Assista ao trailer abaixo e o filme completo na Netflix.

Continua após a publicidade

Quer me seguir nas redes sociais? Anote!

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.