5 filmes imperdíveis sobre gastronomia para devorar com os olhos
O editor sênior e crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato propõe uma seleção de cinco produções para abrir o apetite
O editor sênior e crítico de restaurantes Arnaldo Lorençato propõe uma seleção de cinco filmes para abrir o apetite. Três dessas preciosidades não estão disponíveis em streaming. Aparelho praticamente aposentado, o DVD ajuda a conhecer ou matar a saudade dessas obras. Confira:
Tampopo, os Brutos Também Comem Espaguete
Existe um rámen perfeito? Descobrir essa fórmula é a saga da cozinheira Tampopo, protagonista desta comédia dirigia por Juzo Itami em 1985. Ela tenta copiar os segredos de restaurantes conceituados com a ajuda de um caminhoneiro misterioso. DVD à venda no Mercado Livre.
Julie & Julia
Cozinhar toda noite uma receita de Julia Child, a maior representante da culinária francesa nos Estados Unidos, e registrar tudo em um blog era a proposta de Julie Powell para tornar sua vida menos tediosa. A autora transformou essa experiência em livro, adaptado por Nora Ephron para o cinema em 2009. O que seduz é a formidável interpretação de Meryl Streep como a Julia que cursa Le Cordon Bleu em Paris e se torna celebridade da TV pública americana. HBO Go, Looke e NOW.
A Festa de Babette
Em vez de pecado, a gula é um prazer sublime nesta película do dinamarquês Gabriel Axel, adaptada em 1987 do conto de sua conterrânea Karen Blixen e vencedor do Oscar de filme estrangeiro. Depois de escapar de uma França politicamente tumultuada, a cozinheira do Café Anglais, um dos mais famosos de Paris no século XIX, refugia-se numa aldeia da Dinamarca. Ali, mostra aos habitantes, muito religiosos, que a vida à mesa é muito mais do que a papa de pão na cerveja com a qual costumam se alimentar. A epifania gastronômica se dá quando Babette ganha um prêmio com um bilhete de loteria e torra a grana para preparar um jantar com requintes como a codorna no sarcófago. Um filme com ótimas interpretações, em especial da protagonista, Stéphane Audran. DVD à venda na Amazon.
O Jantar
Um dos maiores gênios do cinema, o italiano Ettore Scola brindou o público com obras-primas. Feio, Sujos e Malvados, Um Dia Muito Especial, O Baile. Mas é a sensibilidade com que concebeu O Jantar (1998) que mais me encanta. Toda ação passa-se dentro do restaurante de Fanny Ardant. Entre os pratos que circulam pelas mesas, assistem-se a dramas familiares, a paixões fulminantes, à serenidade de um professor veterano interpretado por Vittorio Gassman, que só come arroz. Um prato cheio de emoção na bandeja do mestre Scola. DVD à venda na Livraria Travessa.
Ratatouille
Pura diversão, esta animação da Pixar de 2007 virou um clássico. Conta a história do rato Remy, que sonha em se tornar chef de um restaurante. Ele ajuda o cozinheiro estreante Linguini, escondido no gorro do rapaz e puxando seus fios de cabelo, a se dar bem no fogão. O jovem vai precisar muito do amigo e passa um tremendo nervoso quando recebe a visita de Anton Ego, um temido crítico de gastronomia. GloboPlay.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
Quer me seguir nas redes sociais? Anote!
Facebook: Miguel Barbieri Jr.
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: miguel barbieri jr
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





