Imagem Blog

Terraço Paulistano

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Vale do Ribeira terá festival LGBTQIA+ com shows e performances

Evento contará com a participação da drag queen Natalie Tisdale e exibe exposição da artista Di Monique Novaes

Por Humberto Abdo
Atualizado em 10 Maio 2023, 09h31 - Publicado em 21 set 2022, 16h27

Artistas LGBTQIAPN+ se reúnem para a 1ª edição do Festival LGBTQUÉ ISSO?!, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Organizado pela Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape, o evento acontece nos dias 23 e 24 de setembro e terá shows, exposição artística, oficinas gratuitas e rodas de conversa.

As atividades começam com a inauguração da exposição Peles, da artista Di Monique Novaes, no dia 23, sexta-feira, a partir das 18h. Nas doze pinturas que ocuparão o saguão de entrada, a artista retrata mulheres, homens, pessoas trans, pretas, com e sem deficiência, que aceitaram posar e revelar um olhar diferente sobre elas. A visitação é gratuita e fica aberta até 8 de outubro.

Mais tarde, às 19h, acontece a roda de conversa Desbravando a Rebelião de Stonewall com Jasmyne Kardashian, Joris César, Sabrina Burkowki, Nei Gomes e Bruno Neuri. A conversa abordará a importância da revolta de Stonewall, considerada um marco para a luta dos direitos sociais e civis da população LGBTQIA+, e como as manifestações realizadas nos Estados Unidos em 1969 contribuíram para os avanços obtidos até hoje para esta comunidade em diversos países.

A programação de sexta-feira será finalizada com o show Todos Elas, de Yasmin Farias, às 20h30. Nesta apresentação, a cantora nascida em Iguape traz em sua voz produções de mulheres que fizeram história na música.

No dia 24, sábado, a agenda começa com uma série de oficinas gratuitas. Às 10h, a cantora, dançarina e atriz travesti Danna Lisboa ministrará a Oficina de Vogue, uma dança moderna e performática que surgiu dentro da comunidade LGBTQIA+, negra, latina e periférica em meados da década de 1980.

A Arte de ser Drag também terá destaque no festival com duas oficinas que pretendem mostrar um pouco do processo de construção das performances drag. Na oficina Make-up, às 14h, Juninho Medeiros, que há vinte anos performa como a drag queen Layla Lills, mostrará todo o seu conhecimento no ramo da estética e beleza para ensinar os participantes a criarem maquiagens coloridas, com muito brilho, batom e cílios.

Continua após a publicidade

Logo depois, às 15h30, é a vez da oficina Customização de Roupas com Bruno Neuri, integrante da equipe de Articulação e Difusão da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape. Ele mostrará como é possível transformar qualquer peça em uma roupa digna de performances drags.

Para participar das oficinas é necessário se inscrever previamente na recepção da Fábrica (presencial ou por telefone). Se houver disponibilidade, será possível se inscrever no dia. As formações são indicadas para maiores de 16 anos. No total, são oferecidas 15 vagas por oficina.

E a programação do Festival chega ao fim com o 1º Ballroom da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape. A festa começa às 18h com apresentação da produtora cultural e multiartista DJ Ariane Pinakari, que levará o público para uma viagem sonora com a mistura de músicas e ritmos diversos, permeados pelas batidas eletrônicas e remixes inusitados.

O ballroom continua com um show da drag queen Natalie Tisdale, às 19h30. E a última apresentação da noite é da cantora Danna Lisboa, que fará um show com sucessos do seu EP IDEAIS (2018), a partir das 21h.

SERVIÇO

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE
Praça Engenheiro Greenhalgh, 1, Centro Histórico, Iguape, (13) 3848-9300
De 23 de setembro a 8 de outubro
Gratuito

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.