Festival Arena da Palavra reúne programação gratuita em livrarias de rua
Com 80 autores independentes, novo evento terá debates e lançamentos em endereços como Megafauna, NoveSete e Ponta de Lança
Vinte livrarias de rua participam do novo Festival Literário Arena da Palavra, evento gratuito dedicado a autores, livreiros e editoras independentes em São Paulo. De 7 a 30 de julho, vários endereços vão realizar debates, leituras e lançamentos de títulos nacionais, além de batalhas de poesia, chamadas de slams.
“Para mim essas competições também são como verdadeiras livrarias ambulantes, repletas de história”, resume o criador do projeto, Marcelo Sollero, que convidou mais três curadores para organizar a programação.
+ ‘Tinder’ das viagens: paulistana lança app para turistas sem companhia
“Decidimos homenagear cinco pessoas nessa inauguração, incluindo a poeta Sony Ferseck, Plínio Marcos, por representar escritores que se ‘autoeditam’, e Sérgio Vaz por seus 35 anos de carreira.”
O romancista Ferréz e o escritor e jornalista Xico Sá farão parte da primeira edição, que acontece em lugares como a Livraria Megafauna, nos pés do Copan; a NoveSete, dedicada ao público infantil, na Vila Mariana; e a Banca Tatuí, na Vila Buarque, criada pela editora Lote 42 com zines e publicações “indie”.
Espaços abertos durante a pandemia, como a Ponta de Lança e a Livraria do Brooklin, também integram o projeto. Os slams acontecem em cinco ocasiões diferentes e os vencedores vão participar da grande final na Vila Guilhermina, em 29 de julho.
Com investimento de 400 000 reais, Marcelo espera que o festival seja um sucesso e aconteça todo ano, sempre em julho. “No próximo, planejo trazer algum autor independente internacional, como fazem as mostras de cinema. Quero que o evento entre na agenda e passe a fazer parte da cidade.”
Confira a programação completa em arenadapalavra.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2023, edição nº 2848