Casa de leilão expõe mais de 300 obras de Aldemir Martins
Lotes terão valores a partir de mil reais com desenhos e pinturas do artista cearense
Mais de 300 obras de Aldemir Martins (1922-2006) serão expostas em São Paulo até sábado (8) e leiloadas até o dia 13 de junho.
No escritório do leiloeiro James Lisboa, 69, nos Jardins, a seleção de quadros e desenhos do artista cearense surgiu a partir de três coleções particulares reunidas por mais de trinta anos.
“São pessoas que frequentavam o ateliê de Aldemir e tiveram acesso a criações de sua própria coleção pessoal”, explica James.
Os lotes contemplam pinturas de todas as suas fases, incluindo os períodos em que viveu no Rio de Janeiro e, a partir dos anos 1940, em São Paulo.
“Sempre retratando nordestinos e aqueles que fazem parte do nosso cotidiano, temas que eram totalmente desprezados na época.”
Os lances iniciais terão valores a partir de 1 000 reais e vão até 280 000 reais — no caso do quadro Pássaro Olé, que lhe deu o título de melhor desenhista na Bienal de Veneza em 1956. “Fiz questão de colocar dessa forma, com vários preços, para dar a oportunidade de todo mundo adquirir uma gravura dele.”
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2024, edição nº 2896