Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Um novo sistema ajuda no rastreio de bagagens no transporte aéreo

A tecnologia inibe manuseios indevidos e malas extraviadas

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 5 fev 2020, 14h13 - Publicado em 18 abr 2018, 18h06

Fala, galera! Tudo bem?

Na semana passada, a minha equipe de comunicação foi convidada pela Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA) a participar de um megaevento no Aeroporto de Guarulhos, para conhecer e entender como funciona uma nova tecnologia, aliada no rastreio das nossas bagagens durante quatro pontos do transporte aéreo.

Malas extraviadas, manuseios indevidos… Tudo isso acontece, mas fiquem sabendo que nos últimos dez anos o registro desses acontecimentos foi reduzido pela metade. Tudo graças a novas tecnologias. Mesmo como empresas como a SITA que trabalham em prol dessa tecnologia nos aeroportos e nos bem estar dos passageiros com as suas bagagens, ainda existem cerca de 21,6 milhões de bagagens extraviadas ou danificadas anualmente no mundo.

A nova resolução 753 deve começar a valer em junho deste ano, e segue a recomendação de que as companhias associadas a ela disponibilizem informações, on-line e em tempo real, sobre as bagagens de cada passageiro que vai desde o check-in até a devolução. A tecnologia de leitura das malas se dá por conta de códigos de barras inseridos na hora do despacho. Um status em quatro pontos considerados estratégicos durante todo o percurso será obrigatório: transferência, entrada na aeronave, transferência de avião e retorno ao passageiro.

Continua após a publicidade

Durante todo esse percurso, diversas abordagens tecnológicas são exploradas. A RFID de presença global é a tecnologia de identificação por radiofrequência. Com apoio da SITA  e da International Air Transport Association (IATA), seu uso vem sendo falado em vários aeroportos mundialmente.

No Brasil, o sistema SITA responsável por este processo é o chamado BagManager. Além dos status nos quatro pontos, o maior diferencial se dá por conta de conseguir identificar todas as pessoas que manusearam a sua bagagem. Eu achei genial! O BagManager oferece um gerenciador seguro de distribuição de mensagens, o BagMessage. Em números, 250 aeroportos e mais de 550 companhias aéreas já usam o SITA BagMessage.

E vocês o que acham dessa tecnologia? Alguém aqui já teve problemas com as bagagens? Conta pra gente!

@infomani.thiago

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.