Teatro de Contêiner recebe peça sobre Lima Barreto no fim de semana
"A Solidão do Feio", da Cia. Os Crespos, faz parte de trilogia sobre masculinidade e negritude
Espetáculo da Cia. Os Crespos que estreou no circuito comercial em 2023, “A Solidão do Feio” volta aos palcos para celebrar os vinte anos do grupo. A temporada itinerante e gratuita tem início neste sábado (2) e domingo (3), no Teatro de Contêiner, e depois segue para o Centro Cultural São Paulo (nos dias 16 e 17 de agosto) e passa ainda por teatros no Guarujá e em São Caetano do Sul e por comunidades do Vale do Ribeira afetadas pela violência policial contra a população negra.
No solo, Sidney Santiago Kuanza, que também assina a dramaturgia e a direção (esta, ao lado de Gabi Costa), reconstrói, em cenas curtas e não cronológicas, passagens da vida do escritor carioca Lima Barreto (1881–1922). Na montagem, que utiliza recursos audiovisuais, como câmera ao vivo e projeções, Sidney interpreta ora o próprio Lima Barreto, ora um ator que participa das filmagens de uma cinebiografia sobre o escritor.
A peça integra a trilogia “Masculinidade & Negritude”, iniciada com “Cartas à Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas (2015)”, e que se encerrará com um espetáculo sobre Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, previsto para 2025 (80min). 14 anos.
Teatro de Contêiner Mugunzá. Rua dos Gusmões, 43, Luz, ☎ 98562-3533. Sáb. (2), 20h. Dom., (3), 19h. Grátis. sympla.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 1º de agosto de 2025, edição nº2955.
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Luciana Gimenez vende triplex de R$80 milhões para famoso; confira fotos
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Baião de Dois, o cãozinho levado de petshop dos Jardins, é resgatado em Campos do Jordão





