‘O Mercador de Veneza’ ganha releitura com Dan Stulbach no Tucarena
Montagem dirigida por Daniela Stirbulov transporta a trama para os anos 90 e destaca os conflitos éticos e a intolerância
Texto icônico de William Shakespeare (1564-1616), O Mercador de Veneza ganha leitura contemporânea no Tucarena, onde está em cartaz até 14 de dezembro, com Dan Stulbach no papel do agiota Shylock, protagonista da peça. Com direção de Daniela Stirbulov, a montagem desloca a trama da Veneza do século XVI para os anos 1990, tendo a Bolsa de Valores como cenário simbólico das disputas de poder e do avanço do capital.
No clássico, o mercador Antônio contrai uma dívida com Shylock e oferece, como garantia, um pedaço de sua carne — ponto de partida para um julgamento que expõe preconceito, intolerância e embates éticos que permanecem atuais. O elenco inclui Cesar Baccan, Gabriela Westphal, Marcelo Ullmann, entre outros. A cenografia se vale de uma estrutura acrílica elevada no centro do palco, enquanto um painel de LED projeta textos e imagens captados em tempo real. A trilha sonora também é executada ao vivo. A tradução de Bruno Cavalcanti foi lançada em livro pela Editora Giostri (95min). 12 anos.
Teatro Tucarena. Rua Bartira, 347, Perdizes, 3177- 5555. → Sex. e sáb., 21h. Dom., 18h. R$ 50,00 e R$ 140,00. Até 14/12. sympla.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de novembro de 2025, edição nº2971.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
O sabor lapidado pelo tempo, pela técnica e pelo cuidado
MasterChef: conheça o restaurante temático a 2h de São Paulo
Confira o setlist completo dos shows do Oasis em São Paulo
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?





