Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Teatro

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

‘O Mercador de Veneza’ ganha releitura com Dan Stulbach no Tucarena

Montagem dirigida por Daniela Stirbulov transporta a trama para os anos 90 e destaca os conflitos éticos e a intolerância

Por Fabio Codeço
20 nov 2025, 13h13
mercador-de-veneza-tucarena
Dan Stulbach: protagonista (Ronaldo Gutierrez/Divulgação)
Continua após publicidade

Texto icônico de William Shakespeare (1564-1616), O Mercador de Veneza ganha leitura contemporânea no Tucarena, onde está em cartaz até 14 de dezembro, com Dan Stulbach no papel do agiota Shylock, protagonista da peça. Com direção de Daniela Stirbulov, a montagem desloca a trama da Veneza do século XVI para os anos 1990, tendo a Bolsa de Valores como cenário simbólico das disputas de poder e do avanço do capital.

No clássico, o mercador Antônio contrai uma dívida com Shylock e oferece, como garantia, um pedaço de sua carne — ponto de partida para um julgamento que expõe preconceito, intolerância e embates éticos que permanecem atuais. O elenco inclui Cesar Baccan, Gabriela Westphal, Marcelo Ullmann, entre outros. A cenografia se vale de uma estrutura acrílica elevada no centro do palco, enquanto um painel de LED projeta textos e imagens captados em tempo real. A trilha sonora também é executada ao vivo. A tradução de Bruno Cavalcanti foi lançada em livro pela Editora Giostri (95min). 12 anos.

Teatro Tucarena. Rua Bartira, 347, Perdizes, 3177- 5555. → Sex. e sáb., 21h. Dom., 18h. R$ 50,00 e R$ 140,00. Até 14/12. sympla.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de novembro de 2025, edição nº2971.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês