‘Mulheres em Chamas’ aborda menopausa com humor
Espetáculo, em cartaz no Teatro UOL, tem Camila Raffanti, Juliana Araripe e Miá Mello

Assunto que por muito tempo foi tabu, em geral restrito às conversas entre médico e paciente no consultório, a menopausa vem ganhando debates mais amplos a partir de mulheres que resolveram falar abertamente sobre essa fase em programas de TV, podcasts e espetáculos teatrais.
Este é também o tema central de Mulheres em Chamas. Em cartaz no Teatro UOL, a peça, criada e protagonizada por Camila Raffanti, Juliana Araripe e Miá Mello, trata a questão com humor.
O intuito é quebrar o silêncio sobre esse período que atravessa a vida de todas, mas que ainda é cercada de desinformação — é quando a menstruação cessa, marcando o fim da fase reprodutiva, depois de passar pelos calores típicos do climatério.
Com direção de Paula Cohen, o espetáculo começa com três mulheres acima dos 40 anos presas em um elevador, por dezessete minutos, sem sinal e sem ventilação. Ali, compartilham angústias, memórias e delírios, atravessadas por mudanças do corpo, pressão social e medo de perder o desejo.
O turbilhão interno de emoções, típico da menopausa, é retratado no texto assinado pelas três atrizes, onde elas misturam realidade e ficção.
(80min). 14 anos. Teatro UOL. Shopping Pátio Higienópolis, 3823-2323. Qua. e qui., 20h. Até 28/8. R$ 90,00 e R$ 120,00. teatrouol.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de julho de 2025, edição nº 2952