Último romance de Saramago vira monólogo com Henri Pagnoncelli
"Caim" está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil
O último romance de José Saramago, único escritor da língua portuguesa a ganhar um Nobel de Literatura, é transposto para o palco em Caim, espetáculo em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. Trata-se também do único espetáculo brasileiro a fazer parte da programação oficial do centenário de Saramago, que aconteceu em 16 de novembro deste ano.
+Leona Cavalli é a própria loucura em solo inspirado em ensaio de Roterdã
Aqui, o pequeno livro, com menos de 200 páginas, é transformado em monólogo pela dramaturga Teresa Frota e encenado por Henri Pagnoncelli. Na obra, que conserva as características do texto original, o ator vive Caim — e todos os outros personagens —, filho de Adão e Eva, condenado por Deus por matar seu irmão, Abel. O protagonista, então, transita por várias passagens do Antigo Testamento, em uma narrativa que discute a relação do homem com o criador. “Saramago questiona como o homem se apropria de Deus para justificar suas ações. Para ele, Deus não existe, é criação da mente humana”, explica Teresa. A direção é de Jacyan Castilho (70min). 14 anos.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112, Centro,☎ 4297-0600. ♿ Qua. a sex., 19h. Sáb e dom., 17h. R$ 30,00. Até 18/12 (volta entre 11 e 22/1). ccbb.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de dezembro de 2022, edição nº 2820
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





