Imagem Blog

Pergunte ao Doutor

Por Blog
Continua após publicidade

O que a cor do catarro diz sobre a sua saúde?

A médica Samanta Dallagnese, otorrinolaringologista da rede Dr. Consulta, responde: O catarro, que também podemos chamar de muco, é uma defesa do organismo produzido para fazer a limpeza de toda a nossa via aérea, do nariz até os brônquios e pulmões. Ele tem como função carregar toda a sujeira e a poeira que nós respiramos. + Dengue: […]

Por Mariana Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 12h52 - Publicado em 16 mar 2016, 11h08
(Foto: mage Source/Folhapress)

(Foto: Image Source/Folhapress)

A médica Samanta Dallagnese, otorrinolaringologista da rede Dr. Consulta, responde:

O catarro, que também podemos chamar de muco, é uma defesa do organismo produzido para fazer a limpeza de toda a nossa via aérea, do nariz até os brônquios e pulmões. Ele tem como função carregar toda a sujeira e a poeira que nós respiramos.

+ Dengue: preço de repelente chega a variar até 29%

Quando está saudável, a secreção é mais clara. Pode até ser transparente porque é, em maior parte, constituída de água, mais algumas proteínas e restos de células. Chamamos este muco salubre de hialino. Já quando desenvolvemos um resfriado ou um caso de sinusite aguda, por exemplo, nosso organismo responde levando bactérias para os lugares atingidos. Consequentemente, o catarro sai mais amarelado ou, quando muito espesso, meio esverdeado. Isso significa que ele está carregado de muitas células de defesa e restos de germes.

+ Chocolate pode causar uma crise de enxaqueca?

É a coloração deste muco somado a outros sintomas que o paciente possa apresentar que irão definir a necessidade de um antibiótico. Todo mundo produz o catarro naturalmente (o mais transparente), mas devemos tomar cuidado, pois quando ele começa a mudar de aspecto é hora de procurar um médico. Além disso, é melhor trocar o ato de assoar o nariz por uma lavagem com soro fisiólogo 0,9%, que é encontrado em qualquer farmácia, evitando um sangramento nasal ou uma pressão direcionada para o ouvido.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.