Doar sangue faz bem à saúde?
O hematologista Silvano Wendel, diretor médico do Banco de Sangue do Hospital Sírio-Libanês, esclarece: “Para o doador, não faz mal, mas não há uma melhora biológica do seu estado. Isso porque quem doa deve estar em plena saúde. Logo, não há por que esperar recuperação em nada. O ato de doar, porém, causa bem-estar biopsicossocial. Ou […]
O hematologista Silvano Wendel, diretor médico do Banco de Sangue do Hospital Sírio-Libanês, esclarece:
“Para o doador, não faz mal, mas não há uma melhora biológica do seu estado. Isso porque quem doa deve estar em plena saúde. Logo, não há por que esperar recuperação em nada. O ato de doar, porém, causa bem-estar biopsicossocial. Ou seja: traz benefícios psicológicos e sociais para o indivíduo.
+ Limão é eficiente para a infecção na garganta?
Os doadores precisam pesar mais de 50 quilos e ter mais de 16 anos. Até os 18 anos, pais ou responsáveis precisam autorizar. O limite de idade é 65 anos. Há restrições para portadores do vírus HIV e pessoas que tiveram doenças como hepatite e chagas, por exemplo. O homem pode doar até quatro vezes ao ano, e a mulher, três vezes.”
Na capital, há diversos bancos de sangue. Alguns locais para fazer doações são: Fundação Pró-Sangue, Hospital Sírio-Libanês, Santa Casa e Hospital São Paulo.
Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.