Crianças podem tomar café? A partir de que idade?
A nutricionista Laura Uzunian, da Clínica Mater Prime, responde
Rico em cafeína, o café é um estimulante capaz de combater o sono e melhorar a atenção. A partir dos seis anos, crianças podem até experimentar o sabor, desde que seja com moderação. Antes disso, no entanto, a bebida não é aconselhável.
“O café pode impedir a absorção de nutrientes importantes ao crescimento como o ferro e o cálcio, prejudicando o desenvolvimento ósseo. Além disso, há o risco de agredir a mucosa estomacal, podendo causar dores e desconfortos gástricos”, alerta a nutricionista Laura Uzunian, da Clínica Mater Prime.
De acordo com a especialista, o consumo da bebida é mais indicado ao final da adolescência, quando o sistema nervoso central está no final da sua formação. A ingestão da cafeína pode interferir nas sinapses nervosas e na qualidade do sono.
Se consumido na hora e na medida certa, pode ser um grande aliado. “A bebida costuma ser benéfica para melhorar o foco e a atenção. Além disso, pesquisas recentes mostram o efeito positivo no tratamento da esteatose hepática, o acúmulo de gordura nas células do fígado”, diz a médica.