Crianças podem praticar exercício físico em qualquer idade?
O pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, responde
As crianças podem e devem praticar esportes, independentemente da idade, segundo o pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Highway to Health International Healthcare Community.
De acordo com o médico, fazer exercícios físicos desde cedo contribui para o combate ao sedentarismo e à obesidade infantil, além de aumentar a autoconfiança da garotada.
O tipo de atividade varia de acordo com a faixa etária. Ainda assim, vale ressaltar que as crianças se desenvolvem em velocidades diferentes. De acordo com Crivellaro, se elas já apresentam desenvoltura e maturidade para realizar determinado esporte, poderão estar preparadas para praticá-lo.
Dar o exemplo também é indispensável. “É importante que os pais pratiquem e deem valor às atividades esportivas”.
Listamos, abaixo, algumas atividades divididas por faixa etária, indicadas pelo médico:
2 a 5 anos
Os exercícios indicados são aqueles que dependem da coordenação motora mais grosseira e habilidades básicas, como correr, nadar, rolar, dar cambalhotas, jogar e pegar objetos um de cada vez. As crianças aprendem explorando, experimentando e copiando os outros. As regras devem ser simples e limitadas, apreendidas através de demonstração, e com tempo pré-determinado.
6 a 9 anos
Os esportes mais adequados são aqueles que podem ter suas regras flexibilizadas para os pequenos, e que exijam habilidades mais básicas. Incluem-se nessa lista correr, nadar, pedalar, jogar futebol, tênis, praticar artes marciais, ginástica olímpica e dança. As regras devem ser adaptadas para promover ação, sucesso e participação de todos, com foco no desenvolvimento de novas habilidades, e não em vencer.
10 a 12 anos
Nessa idade, a maioria das crianças já consegue realizar atividades complexas e tem boas habilidades motoras e cognitivas, inclusive para seguir estratégias de jogo em equipe. Porém, o foco ainda deve ser em desenvolvimento, diversão, e em participação – e não em competição. Esportes de saltos só são indicados após os 11 anos, e os competitivos, após os 12 ou 13 anos. Musculação, na maioria da vezes, é só após o estirão de crescimento e sob orientação especializada.