Compartilhar a lixa de unha pode trazer riscos à saúde?
Por Andreza Monteiro Um dos conceitos de higiene mais conhecidos entre as mulheres é o de que alicate de unha é de uso pessoal e jamais deve ser compartilhado. Caso seja utilizado por mais de uma pessoa, existe o risco de ocorrer a transmissão de doenças como a hepatite C. O que muita gente não sabe […]
Por Andreza Monteiro
Um dos conceitos de higiene mais conhecidos entre as mulheres é o de que alicate de unha é de uso pessoal e jamais deve ser compartilhado. Caso seja utilizado por mais de uma pessoa, existe o risco de ocorrer a transmissão de doenças como a hepatite C.
O que muita gente não sabe é que outro item, aparentemente inofensivo, também pode causar problemas à saúde: a lixa de unha.
+ Vinagre faz bem aos cabelos?
A dermatologista Alice Jaruche, formada pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que, se for compartilhado com mais de uma cliente, esse objeto pode transmitir micoses e provocar outras infecções. “As micoses presentes nas lixas podem ser altamente contagiosas”, alerta Alice. “O ideal é que esses itens sejam descartáveis e usados apenas uma vez”, diz.