Três receitas para agradar as mães
por Redação Veja Cidades Que tal evitar esperar horas em filas quilométricas ou depender de reservas com muita antecedência para conseguir uma mesa no Dia das Mães? Separamos algumas sugestões para você ser o chef de cozinha e preparar um almoço especial para a sua mãe. Para as famílias que não abrem mão de uma […]
por Redação Veja Cidades
Que tal evitar esperar horas em filas quilométricas ou depender de reservas com muita antecedência para conseguir uma mesa no Dia das Mães? Separamos algumas sugestões para você ser o chef de cozinha e preparar um almoço especial para a sua mãe.
Para as famílias que não abrem mão de uma receita tradicional com peixes, a tilápia grelhada com pirão de queijo e picles de legumes, da chef Manu Buffara, servida em Curitiba, é a opção ideal:
Tempo de preparo: 30 minutos|Rendimento: 2 porções
INGREDIENTES
Para o vinagrete
100 ml de vinagre de arroz
15 g de açúcar
10 ml de azeite
Sal a gosto
Para o picles
1 cenoura média
1 abobrinha média
1 pepino médio
Para o pirão
100 g de ricota de ovelha
50 ml de leite
120 g de farinha de mandioca fina
Para o peixe
2 filés de tilápia (250 g cada um)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Manteiga a gosto
Broto de girassol, minirrúcula e cogumelo-de-paris a gosto para decorar
MODO DE PREPARO
Para o vinagrete
Misture bem o vinagre de arroz, o açúcar, o azeite e o sal. Reserve.
Para o picles
Com um descascador, corte a cenoura, a abobrinha e o pepino em tiras. Deixe os legumes marinar no vinagrete até a hora de servir. Eles ficarão enrolados.
Para o pirão
Derreta o queijo com o leite em fogo baixo. Peneire para retirar os pedacinhos restantes do queijo e vá adicionando a farinha aos poucos, até que a mistura fique lisa e com textura de pirão.
Para o peixe
Limpe bem os filés de tilápia e tempere-os com sal e pimentado-reino. Em uma frigideira antiaderente, grelhe o peixe dos dois lados. Finalize passando manteiga derretida, que pode ser temperada com um pouco de suco de limão, na superfície dos filés. Na hora de montar o prato, coloque uma porção de pirão, disponha o peixe grelhado sobre ele e o picles de legumes ao redor. Decore com broto de girassol, minirrúcula e finas lâminas de cogumelo-de-paris.
O pato no tucupi é uma receita clássica do Círio de Nazaré, de Belém. Aqui nós trazemos a versão preparada pela cantora Fafá de Belém. Com sabores complexos, pode ser um prato para impressionar a sua mãe.
Tempo de preparo: 3 horas (+12 horas de marinada)
Rendimento: 10 porções
INGREDIENTES
Para o pato
1 pato inteiro (de 3 a 4 quilos)
2 limões
2 xícaras (chá) de sal grosso
2 cebolas picadas
1 maço de cheiro-verde picado
1 maço de tomilho picado
1 maço de alecrim picado
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
Pimenta-do-reino e cominho a gosto
2 xícaras (chá) de vinho branco
Para o caldo
3 litros de tucupi concentrado
2,5 litros de água
3 dentes de alho amassados
Folhas de chicória e alfavaca a gosto
8 maços de jambu cru
MODO DE PREPARO
Para o pato
Lave a ave com a mistura de sal grosso e o suco dos limões e reserve. Em uma vasilha, junte a cebola, o cheiro-verde, o tomilho, o
alecrim, o alho, as folhas de louro, a pimentado-reino e o cominho. Adicione a esses temperos o vinho branco e mexa bem. Em seguida, use essa mistura para temperar o pato por dentro e por fora. Leve à geladeira em um recipiente com tampa e deixe marinar por doze horas. Durante esse período, vire a ave periodicamente, para que o tempero seja absorvido por igual. Pré-aqueça o forno a 180 graus, coloque o pato em uma assadeira e envolva-o com papel-alumínio. Asse a ave por cerca de duas horas — na metade desse tempo, retire o papel-alumínio para dourar.
Para o caldo
Em uma panela, adicione o tucupi, a água, o alho, a chicória e a alfavaca e ferva a mistura por vinte minutos. À parte, escalde o jambu e mergulhe as folhas cozidas em água gelada, para manter a crocância. Dica: incorpore o jambu ao caldo somente minutos antes de levar o prato à mesa.
Para as mamães e famílias mais modernas, amantes da culinária oriental, a sugestão é a salada maguro tataki, criada pelo chef André Saburó, de Recife.
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos | Rendimento: 2 porções
INGREDIENTES
640 gramas de jerimum
260 gramas de cebola-roxa
100 gramas de abobrinha
60 gramas de rabanete
200 gramas de vagem
200 gramas de lombo de atum
80 gramas de quiabo
5 gramas de cebolinha
1/5 do buquê de coentro
1 colher (sopa) de azeite Shoyu a gosto
MODO DE PREPARO
Corte o jerimum em cubos e leve-o ao fogo. Espere até que fique caramelizado. Corte a cebola-roxa em lâminas e reserve-a. Sobre uma grelha, coloque fatias da abobrinha e deixe-as ali por quatro minutos. Em seguida, prepare o rabanete: corte-o em lâminas e polvilhe-o com sal para que se desidrate; então, coloque-o em uma vasilha com açúcar e vinagre e reserve-o por, no mínimo, uma hora. Toste a vagem ao forno por dez minutos. À parte, tempere o lombo de atum com um pouco de shoyu e leve-o à frigideira bem quente. Frite cada lado por trinta segundos, até que o peixe esteja selado. Arrume a cebola-roxa sob o pescado e, sobre ele, disponha o quiabo cru cortado em rodelinhas. Ao lado, distribua os demais legumes. Bata a cebolinha e o coentro na ponta da faca e misture-os com o azeite. Regue a receita com esse líquido e sirva.