“Vamos almoçar?”: Conheça Eleni, a cozinheira que caiu nas graças da web
Em entrevista à Vejinha, a influenciadora conta sobre sua vida, seus pratos favoritos e planos para o futuro
A internet tem uma nova queridinha, a cozinheira Eleni Moreti, de 68 anos de idade. Seu nome pode não parecer familiar, mas seus bordões circulam por todas as redes sociais. Eles se baseiam em um simples “convite”, que ganha força com sua voz e seu carisma: “Gente, vamos almoçar?”.
+ Reação de menino a Papai Noel negro viraliza na web: “Da minha cor, legal”
Nascida em Franca, interior de São Paulo, a dona de casa começou a produzir vídeos para o Instagram em 2018. Dois anos depois, passou a publicar no YouTube e no TikTok. Foi na rede social chinesa que o perfil “Delícias da Eleni” virou, de fato, um fenômeno da web.
Os internautas se encantaram pelas receitas apresentadas pela cozinheira nas publicações e por seu jeito divertido de apresentá-las. Além de “convidar” os seguidores para um almoço, outros bordões viraram sua marca registrada e passaram a ser reproduzidos pelos usuários, como o “arroz soltinho”, “feijão desmanchando” e “tem salada, mas eu não vou querer”.
@deliciasdaeleni Eu gosto de comer arroz, feijão e macarrão! #deliciasdaeleni #delicia #amo #receitas
Em entrevista à Vejinha, ela conta que o sucesso ocorreu de uma forma orgânica. “Meus bordões são da vida real, aqui em casa eu falo assim mesmo com a minha família”, diz. “Não imaginei todo esse sucesso, os vídeos explodiram e fiquei toda feliz.”
Cozinheira de mão cheia, Eleni sempre se dedicou exclusivamente à família. “Nunca cozinhei profissionalmente, nem pretendo. Só para meus filhos e minha família”, afirma. “Sempre gostei de cozinhar.”
+ Monja Coen fica pistola com seleção e diverte seguidores: “Que isso, meu?”
Ela aprendeu aos 7 anos de idade, quando sua mãe estava doente e tinha que ficar de repouso na cama. Com medo de que ela morresse, sua avó ensinou a pequena Eleni a fazer comida no fogão à lenha. A menina mal conseguia alcançar as panelas e recorria a um caixote de maneira para aprender as técnicas da avó.
@deliciasdaeleni Olha que delícia de almoço, gente! #vaibrasil #deliciasdaeleni #amo #receita #delicia #EuTeEnsino #amocozinhar #receitas
A produção de conteúdo para a internet surgiu após o incentivo de uma amiga e de seus familiares. “Demorou um pouco porque eu tinha vergonha”, explica. Hoje, ela conta com a ajuda do filho, Danilo Moreti, para a gravação e divulgação dos vídeos.
A cozinheira define que seus pratos favoritos de fazer e comer são a sua feijoada e seu molho de tomate, feito com tomate rasteiro ou italiano, “que fica muito suave e não é ácido, dá para usar em tudo”.
+ Shakira convida influencer brasileiro para dançar em show após vídeo viral
A receita de 100 quilos do molho, inclusive, foi uma das mais visualizadas em seus canais. No YouTube, ela tem mais de 300 mil inscritos. No TikTok, são 2,5 milhões de seguidores e 58,2 milhões de curtidas.
@deliciasdaeleni Vamos jantar? #deliciasdaeleni #amo #receita #vaibrasil #EuTeEnsino #amocozinhar #delicia #receitas
Toda essa repercussão chamou a atenção de marcas como a Lacta, a Suvinil, a Kitano e muitas outras, que fecharam contratos publicitários com a influenciadora. “Fiquei muito feliz com esse trabalho”, comenta.
Para o futuro, seu plano é seguir carreira na internet e continuar postando uma receita nova por dia. “Não quero parar nunca”, finaliza.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.