Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Rapaz joga cobre derretido em hambúrguer do McDonald’s e resultado é surpreendente

O que aconteceria se você jogasse cobre líquido em qualquer tipo de alimento? Bom, ele provavelmente pegaria fogo e viraria cinzas quase que imediatamente — afinal seria atingido por algo com uma temperatura de mais de 1 000ºC. Mas não é o que acontece com o Big Mac, o lanche mais popular do McDonald’s. + Após polêmica, participante do The […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 13h48 - Publicado em 16 mar 2016, 18h03

ABRE04

O que aconteceria se você jogasse cobre líquido em qualquer tipo de alimento? Bom, ele provavelmente pegaria fogo e viraria cinzas quase que imediatamente — afinal seria atingido por algo com uma temperatura de mais de 1 000ºC. Mas não é o que acontece com o Big Mac, o lanche mais popular do McDonald’s.

+ Após polêmica, participante do The Voice Kids afirma que teve perfil hackeado
+ Dado Dolabella manda recado para Rodrigo Hilbert após polêmica em programa

O usuário do YouTube Tito4re resolveu fazer a experiência: em um vídeo que já foi visto mais de 2,4 milhões de vezes em poucos dias, o rapaz joga cobre líquido no famoso lanche. O pãozinho do sanduíche pega fogo quase imediatamente, mas a carne da receita parece escapar do calor sem muitos danos. Assista: 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fdghgZhObSk?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Você pode achar que o efeito se dá porque o hambúrguer tem muitos componentes químicos, mas na verdade existe uma razão científica para o hambúrguer não pegar fogo, chamado de Efeito de Leidenfrost.

O fenômeno acontece quando um líquido (o cobre), em contato com uma massa (no caso, o hambúrguer) significativamente mais quente que o seu ponto de ebulição, produz uma camada isolante de vapor — que previne que o líquido evapore rapidamente. O mesmo acontece quando você joga água numa panela quente e as gotículas parecem flutuar pela superfície.

Então se você estava pensando em abandonar o consumo do famoso sanduíche por causa do vídeo, pense duas vezes: na verdade existe uma explicação científica muito legal para por que o hambúrguer não pega fogo!

Dê sua opinião: O que você achou da divertida experiência? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.