Por que a foto destas gêmeas cruzando a linha de chegada juntas na Olimpíada está provocando polêmica?
Uma foto está chamando a atenção da mídia internacional: no domingo (14), as irmãs gêmeas Anna e Lisa Hahner correram juntas a final feminina da maratona dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. “Nós estamos tão orgulhosas, felizes e cheias de alegria. É o nosso maior sonho se tornando realidade“, elas escreveram na época da classificação. + Paralisada do […]
Uma foto está chamando a atenção da mídia internacional: no domingo (14), as irmãs gêmeas Anna e Lisa Hahner correram juntas a final feminina da maratona dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. “Nós estamos tão orgulhosas, felizes e cheias de alegria. É o nosso maior sonho se tornando realidade“, elas escreveram na época da classificação.
+ Paralisada do pescoço para baixo, noiva reaprende a andar para subir ao altar
+ Fã espalha “monstrinhos” de crochê para surpreender jogadores de Pokémon GO
O resultado da prova, no entanto, não foi dos melhores: Anna e Lisa terminaram a maratona em 81º e 82º lugar e, de acordo com a BBC, elas fizeram um tempo cerca de 15 minutos pior do que o melhor resultado da dupla. Mas isso não impediu que elas finalizassem a participação na Olimpíada de uma maneira inesquecível, de mãos dadas e cruzando a linha de chegada juntas.
Após o clique, no entanto, as gêmeas foram criticadas. Algumas pessoas acreditam que elas não fizeram uma boa prova de propósito. Até os oficiais alemães estão criticando as corredoras: “Pareceu que elas completaram uma corrida divertida, e não uma prova Olímpica“, disse Thomas Kurschilgen, diretor da Federação Atlética da Alemanha, à BBC. Ele também classificou a foto como “desrespeitosa e um tapa na cara dos outros atletas alemães”, disse, de acordo com o BuzzFeed.
O diretor também sugeriu que a foto foi uma bem-sucedida campanha de marketing: “O principal objetivo delas é chamar a atenção da mídia, e é isso que nós criticamos“, disse a autoridade ao jornal The New York Times. Anna e Lisa têm seu próprio canal no YouTube e são bastante ativas nas redes sociais, o que alguns acreditam que tenha provocado os comentários de Kurschilgen.
As irmãs também foram criticadas pela mídia do país. O colunista Lars Wallrodt, por exemplo, escreveu que as gêmeas pareciam “relaxadas, como se estivessem voltando de um passeio na praia: “Se as Hahner querem cruzar a linha de chegada de mãos dadas, elas podem fazer isso em corridas na Alemanha“, comentou o jornalista.
Apesar das críticas, muitos fãs também estão defendendo as irmãs, dizendo que as críticas são “exageradas”: “Ridículo. Se você corre uma maratona com as melhores atletas do mundo, você tem o direito de fazer o que quiser na linha de chegada“, disse um rapaz. “Essas mulheres sabem como viver! As autoridades alemãs estão erradas ao assumirem uma motivação ruim“, comentou outra jovem.
Ridiculous. If you run a marathon with the world’s best runners, you can do anything you want at the finish line. https://t.co/Jo2gec92gV
— Cory Habermehl (@Corhab) August 17, 2016
Continua após a publicidade
These women know how to live! The German authorities are wrong to assume bad motives. https://t.co/f7UW8gALyD #Hahnertwins
— Jamie Vanbiber (@JamieVanbiber) August 17, 2016
Ao The New York Times, as gêmeas disseram que jamais imaginaram que correriam juntas, e que a foto simplesmente aconteceu: “Foi um momento mágico para nós terminar a maratona juntas. Nós não pensamos no que estávamos fazendo“, disse Anna Hahner. Elas também disseram que admitem que não foi o melhor tempo, mas que ainda estão orgulhosas por fazerem parte da Olimpíada.
Dê sua opinião: E você, acha que elas fizeram a pose para chamar atenção? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.