Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Dez anos após tirar aparelho, mulher descobre fio no intestino

A australiana de 30 anos foi ao hospital se queixando de dores e câimbras na região abdominal e precisou passar por uma cirurgia de emergência

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 ago 2017, 10h14 - Publicado em 8 ago 2017, 19h54
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Quem já usou aparelho dental sabe que, apesar de necessário, o acessório é bastante incômodo. Dez anos após retirá-lo, uma australiana de 30 anos continua lembrando das constantes visitas ao dentista: um pedaço de metal foi encontrado no intestino delgado da jovem, que vinha se queixando de dores e câimbras na região abdominal. O caso foi registrado em um estudo publicado nesta segunda (7) no diário clínico BMJ Case Reports.

Segundo Talia Shepherd, da equipe médica do Hospital Sir Charles Gairdner, responsável por atender a paciente, a suspeita inicial era de que a dor abdominal tivesse ligação com problemas de bexiga, o que motivou uma rápida alta em um primeiro momento. No entanto, dois dias após a primeira visita ao pronto-socorro, a mulher retornou ao centro médico, novamente reclamando de dores fortes. Os médicos, então, resolveram fazer uma tomografia computadorizada.

O exame revelou um pequeno fio de metal, pertencente ao aparelho que foi removido dos dentes da mulher há mais de dez anos. O objeto perfurou vários pontos do intestino delgado da paciente — localizado entre o estômago e o intestino grosso, o órgão é responsável por absorver nutrientes e permitir que alimentos não consumidos sigam para o outro intestino. “Olhando para a tomografia, pensamos que fosse um osso, porque é uma coisa comum de encontrarmos no estômago. Mas quando perguntamos à paciente se ela se lembrava de ter engolido alguma coisa, ela não conseguiu“, contou a Dra. Shepherd.

Depois de ter sido perfurado em diversos pontos, o intestino havia se revirado, causando uma condição clínica chamada de vólvulo gástrico, quando o órgão gira em torno de seu próprio eixo. Assim, diante da dor sentida pela mulher, a equipe médica decidiu fazer uma cirurgia de emergência. Ao fim do procedimento, o objeto foi retirado do intestino da mulher e revelou-se aos médicos um pedaço de sete centímetros de fio de aço. “Eu acho que estava ali no estômago dela o tempo todo. Então, quando as entranhas foram perfuradas, a dor começou“, revelou a médica.

Se você usa aparelho, no entanto, não há com o que se preocupar: “As chances de engolir um fio de aparelho dental são muito baixas. Elas podem aumentar se você estiver sedado durante um procedimento dental, mas é algo muito incomum“, afirmou a Dra. Shepherd à CNN.

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, o que achou da história inusitada? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.