Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Não é da Bruna: donos do sofá ‘destroyed’ já vendem peça a R$ 20 mil

Thiago e João são os responsáveis por anúncio que viralizou na internet

Por Vinicius Tamamoto
Atualizado em 19 Maio 2021, 17h11 - Publicado em 19 Maio 2021, 15h33
À esquerda, o casal João e Thiago, proprietários do sofá que viralizou no Twitter (/Veja SP)
Continua após publicidade

Se você não viu, um dos assuntos mais comentados da internet na última terça-feira (18) foi o anúncio de um sofá. A proposta dizia: “sofá vintage, modelo Chesterfield/Bergere, capitonê, estilo Destroyed, para um visual autêntico e desgastado”. A peça deixou as pessoas bastante indignadas pelo estado de conservação e pelo preço, até então de 1 200 reais.  

Ao contrário do que publicou uma página de humor, o sofá não pertence à atriz Bruna Linzmeyer, mas sim ao casal de publicitários João e Thiago, de 29 e 38 anos. Os dois colocaram o anúncio no ar há cerca de um mês, quando se mudaram de casa. Eles contam que não tinham pressa em vender o móvel e até já tinham esquecido da proposta on-line quando foram surpreendidos.

“Nós vimos e ficamos acompanhando os comentários, a revolta das pessoas, muitas indignadas com a descrição do anúncio. A Bruna teve até que se pronunciar porque foi marcada em vários perfis de fofoca”, comenta João. “É uma bobagem, mas a gente gostou da piada.” 

O sofá que causou comoção no Twitter: peça já é vendida a 20 000 reais
O sofá que causou comoção no Twitter: peça já é vendida a 20 000 reais (Arquivo Pessoal/Veja SP)

Muito ligados em decoração, os dois defendem o termo ‘destroyed’ (destruído em português), usado também no mundo da moda. Para eles, a forma como as pessoas se sentiram fala muito sobre a sociedade do consumo excessivo. “Elas preferem jogar fora o que está gasto, velho. É uma escolha, a gente escolhe enxergar como um conceito, uma estética, faz sentido com o que a gente gosta”, afirma. 

Continua após a publicidade

“Nós somos publicitários, trabalhamos com isso e sabemos a força que as palavras têm. Queríamos causar algum tipo de reação nas pessoas. Essa cultura da revolta, do ultraje, faz parte e não deixa de ser uma mídia grátis. O anúncio teve um aumento de 400% nas visualizações”, comemora.  

Sim, depois de o sofá viralizar, o casal jura que já recebeu várias propostas pelo item. Até aumentou o preço: no Mercado Livre, pedem 20 000 reais. “Estamos pensando se queremos vender mesmo. Se sim, a proposta tem que ser realmente muito boa para pagar a piada”, divertem-se. 

Um sofá novo do mesmo tipo costuma custar entre 10 000 e 15 000 reais se feito com bons materiais. João e Thiago contam que até procuraram especialistas para fazer uma reforma, mas como o móvel é feito em couro único, teriam que substituir por outro tecido. Por isso, optaram por deixar as avarias à mostra. 

Continua após a publicidade
O sofá que causou comoção no Twitter: peça já é vendida a 20 000 reais
O sofá que causou comoção no Twitter: peça já é vendida a 20 000 reais (Arquivo Pessoal/Veja SP)

Juntos há quase oito anos, adquiriram o sofá de amigos em 2015, quando foram morar juntos. Antes, o móvel de estilo clássico havia sido garimpado em uma loja de usados. Sim, ele já chegou no estilo ‘destroyed’ ao lar. Thiago acrescenta que dois fatores contribuíram para que o sofá ganhasse ainda mais marcas (ou história): a adoção do cachorro Cícero e, depois, do gato Otelo. “Ajudaram muito na estética”, brinca.

Na casa nova, mais espaçosa, além da peça viralizante eles têm outro sofá xodó: um que pertenceu a Jorge Amado e que compraram do neto do escritor. “Tem foto dele sentado com os netos, com a Zelia Gattai. Queríamos muito pela história”, confessa Thiago. “É muito importante o valor que a gente dá às coisas”, finaliza.

Continua após a publicidade
O cachorro Cícero bem confortável no sofá que pertenceu a Jorge Amado e agora é de Thiago e João
O cachorro Cícero bem confortável no sofá que pertenceu a Jorge Amado e agora é de Thiago e João] (Arquivo Pessoal/Veja SP)

Abaixo, a publicação que viralizou na internet:

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.